terça-feira, 24 de março de 2015

No clipping Unicamp, a resposta aos ataques da Folha de São Paulo contra as universidades públicas, no momento em que suas protegidas, as "privadas"têm diminuição de lucros na Bolsa. Mas o cérebro dos editores e dos jornalistas da Folha não percebe coisas assim, úteis à humanidade. A pequenez impera naquelas redações.

Açaí pode ser matéria-prima de próteses ósseas

Publicado em 23 de Mar de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Açaí pode ser matéria-prima de próteses ósseas, usadas principalmente nas regiões do crânio e da face. Entenda

Texto Samantha Cerquetani / Foto: Shutterstock 
Açaí
(Foto: Shutterstock)

Além de saborosa e nutritiva, o açaí também pode ser matéria-prima de uma prótese óssea, usada principalmente nas regiões do crânio e da face. O estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi desenvolvido pela química Laís Pellizzer que criou um poliuretano à base de açaí e os testes in vitro têm apresentado excelentes resultados. Segundo André Jardini, pesquisador do projeto, o material é uma espuma rígida e porosa, que facilita o crescimento ósseo. 

O polímero é obtido a partir de uma substância extraída do açaí, chamada poliol. Primeiramente, os pesquisadores recebem uma imagem tomográfica da região que precisa da prótese, depois ela é processada por um software e ocorre a separação do que é tecido e do que é osso. E assim é gerada uma imagem que mostra qual parte do corpo está faltando. A prótese é desenhada e é feita uma réplica do osso. O material está em fases de testes, mas pesquisadores dizem que, quando for aprovado, os médicos precisarão de menos tempo para realizar a cirurgia, pois a prótese se encaixará perfeitamente, com precisão milimétrica.