segunda-feira, 23 de março de 2015

Emilia Maranhão

REFLEXÃO PELA PAZ INTERIOR

Somos responsáveis pelo mundo em que vivemos. Diuturnamente, enfrentamos situações que exigem de cada um de nós vigilância constante. “O falar tem três tempos: onde, como e com quem. “ como dizia nossa querida Izabel Câmara, um espírito iluminado que passou pela Terra, semeando o Bem. Jesus, o Cristo nos adverte há mais de dois mil anos, “não faça aos outros o que você não quer para si “. Simples assim.

Nos  momentos da vida, seja ele profissional ou particular, ou nos diversos  segmentos financeiros, econômicos, religiosos e políticos, precisamos aprender a ganhar. Não sabemos. E em se tratando de competições esportivas, é quase impossível. Está na hora, está passando da hora,  de trabalharmos a nossa paz  nesse mundo tão perdido. E nós, perdidos nele... “A quem agente engana com nossa loucura? Perdemos o limite”  nos lembra Osvaldo Montenegro.  O radicalismo, só atrapalha, não nos deixa raciocinar. A nossa “felicidade” momentânea, não nos dá o direito de ser cruel com os outros.  As ofensas, quando proferidas em qualquer ambiente, seja ele familiar, profissional, entre amigos ou sites de relacionamento,  machucam e nos entristecem.     
            
Estamos na Terra com a única finalidade de progredir, junto com ela. É a lei. E esse processo exige muito esforço e celeridade também. Policiemos o nosso pensamento, pois tudo começa nele. Respeitemos a tristeza dos outros, mesmo porque vamos estar invariavelmente, na situação do outro logo adiante. Será doloroso, muitas vezes  mas, persistência, fé, foco, boa vontade e mais, muito mais, nos levará a lugares nunca antes imaginável.  As oportunidades são inúmeras, caberá a cada um de nós, aproveita-las. 

Estamos humanos mas, somos eternos. Não podemos esquecer nossa condição de espíritos. Queremos  respirar climas mais leves e para que isso aconteça, precisamos levar esse clima para dentro de nós. Precisamos ter mais bondade no coração. Relembrando e endossando o coerente e sempre atuante  Roberto Romano,  professor de Ética e Filosofia da UNICAMP, “se não tiver bondade, eu arrenego”.

“A Paz no mundo,  começa em mim, se tenho amor, certamente eu sou feliz, se faço o bem a meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração. Está na hora da gente construir a paz, ninguém suporta mais, o desamor...Paz pela paz pelas crianças, pela floresta, pela coragem de mudar, pela justiça, pela liberdade, pela beleza de te amar.”   Nando Cordel  
             
Emilia Maranhão
23.03.2015