terça-feira, 17 de junho de 2014

Fernando Rabelo, images & Visions. Isto sim, é ódio, senhores! E as pessoas esquecem...eu jamais esquecerei esta foto, que já conhecia desde longa data.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A humilhação de Gregório Bezerra

O líder comunista Gregório Bezerra ferido, no pátio do Quartel de Motomecanização em Casa Forte, Recife, em abril de 1964.

Em 01 de abril de 1964, o líder comunista Gregório Bezerra (1900-1983) foi preso por incentivar os camponeses e sindicatos rurais a lutarem contra o regime militar que acabava de tomar o poder. Gregório foi levado para a Companhia de Motomecanização, em Casa Forte, no Recife. Lá foi recebido a pancadas pelo comandante da unidade, o coronel Darcy Ursmar Villocq Vianna, mais conhecido como coronel Villocq, que ordenou a tortura e o arrasto de Gregório pelas ruas do bairro, com cordas amarradas ao pescoço. “O Gregório Bezerra foi quem teve atitude. Foi preso, não denunciou ninguém. Disse que era comunista, nasceu comunista... De todos, Gregório é que foi homem... Não dei mais porque não havia onde dar; ele já tinha apanhado tanto...”, disse o coronel Villocq à historiadora Eliane Moury Fernandes, em 1982. Gregório acabou libertado em 1969, juntamente com outros presos políticos, em troca do embaixador norte-americano, Charles B. Elbrick.