quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Uol notícias.

Julgamento do mensalão

Para especialistas, julgamento não muda imagem desgastada do PT

Bruna Borges e Débora Melo
Do UOL, em Brasília e em São Paulo

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de absolver oito réus pelo crime de formação de quadrilha no processo do mensalão terá pouco impacto na atual imagem do PT, que está desgastada, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL.

A decisão desta quinta-feira (27), que mudou o resultado do julgamento de 2012, reduz, por exemplo, as penas do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e faz com que ambos se livrem do regime fechado.

Para o filósofo Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o impacto da absolvição por quadrilha é pequeno para o PT, uma vez que as demais condenações, como pelo crime corrupção, permanecem.

"Apesar de os condenados estarem livres da acusação de quadrilha, eles continuam condenados pelos demais crimes. Mas a situação é delicada para todos os agentes políticos, tanto governo quanto oposição. Qualquer erro tático de uma parte ou de outra pode trazer prejuízos irreversíveis na estratégia eleitoral", afirmou Romano.

"Na propaganda eleitoral, se um setor atacar o outro, precisa pensar antes no contra ataque. O mais prudente, penso, é tanto o PT quanto a oposição colocarem o assunto [mensalão] na surdina", disse o filósofo.

O cientista político Claudio Couto, professor da FGV, também afirmou que a decisão deve ter impacto mínimo. Para ele, o mensalão ficou tanto tempo em evidência que já não surte mais tanto efeito.

"Não vejo efeitos políticos significativos, não vejo qualquer mudança no quadro eleitoral. Quem acha que o PT é quadrilha vai continuar achando, independentemente da decisão dos ministros. Não acredito que ninguém vá mudar de opinião. Os leitores vão decidir de acordo com aquilo em que já acreditavam", disse Couto.

Claudio Weber Abramo , diretor-executivo da Transparência Brasil, disse que a absolvição tema mais um efeito "simbólico", que impede que os réus sejam chamados de "quadrilheiros". Ele, contudo, afirma que, se a absolvição tiver algum efeito positivo, será no próprio PT.

"O que me parece, como observador, é que a conversa do PT a respeito do mensalão tem como alvo o seu público interno, filiados e simpatizantes. São eles que precisam ser convencidos de que está tudo bem, de que não era nada daquilo. O PT não parece estar muito interessado no eleitorado em geral, que não vai mudar de opinião mesmo", afirmou Abramo.

Já o cientista político David Fleischer, da UnB (Universidade de Brasília), afirmou que quem saiu desgastado desse novo julgamento foi o Judiciário.

"A imagem do STF como tribunal pode mudar, já que nosso sistema permite que um presidente mude a composição da Corte e monte uma maioria favorável à sua posição. A decisão de hoje deixa uma imagem de inconstância, de que não há continuidade das decisões. Dá a impressão de que o Supremo não é tão Supremo assim, se há possibilidade de recursos", disse Fleischer.