terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Repórter Diário

PT mudou muito em 30 anos, diz especialista


 

Leandro Amaral
Genoíno é um dos petistas históricos que foram presos pelo mensalão. Foto: EBC
Nesta segunda, dia 10, o PT completou 34 anos de existencia. Do partido fundado no início da década de 80 com o carimbo dos trabalhadores para a legenda que há 12 anos está no poder muitos acontecimentos marcaram a sigla.

Recentemente, o julgamento do caso conhecido como mensalão, petistas históricos foram presos como José Dirceu, ex- ministro de Lula, e, José Genoíno, ex-presidente do PT.

Segundo o professor de Ética ds Unicamp, Roberto Romano, o PT se afastou de seus ideais. "Quem viu a origem do PT e observa o partido hoje nota as diferenças", destaca, citando, por exemplo, as críticas de Lula a Collor e José Sarney, principalmente em 1989 e hoje todos estão no mesmo barco.

Na região, os petistas não acreditam no impacto no caso na hora do eleitor votar em outubro. "É só comparar as gestões do PT com o PSDB", disse o vereador de São Caetano, Pio Mielo.

O antigo coordenador da Macro PTABC, Humberto Tobé, atualmente ligado ao gabinete do presidente estadual, Emídio de Souza, destacou nas redes sociais a alegria de comemorar a data. "Comemoro como se fosse o meu aniversário", vibra.

O PT disputou, sem exito, as eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998, até Lula ganhar em 2002, se reeleger em 2006 e emplacar a sucessora Dilma Rousseff em 2010.

Resta saber se o maior sonho petista, a conquista do governo estadual virá como presente para o ex-ministro Alexandre Padilha.