quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Jornal da Unicamp

SAÚDE

Pequenas notáveis

Supervitaminadas e ricas em antioxidantes, berries mostram que tamanho não é documento quando o assunto é proporcionar benefícios à saúde
16/02/2014 - 05h00

Elas ainda são raras nos supermercados daqui e, quando estão nas prateleiras, costumam ter preços elevados. Mas, pelo que apontam estudos que lhes creditam benefícios à saúde, vale a pena apostar nas berries. Originárias do Sul da Ásia, da Europa e da América do Norte, essas frutinhas vermelhas, roxas e rosadas já vêm sendo cultivadas na região Sul do Brasil e têm virado mania entre os adeptos de dietas balanceadas. Hoje, as três mais famosas são blueberry, cranberry e goji berry, esta última a queridinha da vez entre as celebridades e com atributos de sobra para se tornar sensação entre os brasileiros.
 
Foto: Gustavo Tílio/ Especial para a AAN
Gustavo Tílio/ Especial para a AAN
Salete Brito, nutricionista da Unicamp: A goji berry é rica em riboflavina, favorece a produção de energia e a absorção de carboidratos, gorduras e proteínas, além de conter vitaminas B1, B6 e E

Proveniente do Sul asiático, a goji berry tem 50 vezes mais vitamina C do que a laranja e, pouco calórica, é considerada uma grande aliada na perda de peso – duas colheres de sopa da fruta somam cerca de 40 calorias. Tal poder emagrecedor, no entanto, somente faz efeito para quem adota dieta equilibrada e faz atividades físicas regularmente, segundo a nutricionista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Salete Brito (CRN3-1456). Porém, esse não é o único atrativo da variedade.
 

Fonte de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, a fruta retarda o envelhecimento celular, melhora a energia e o bem-estar, protege rins e o fígado, atua contra o câncer e contribui para a redução do colesterol ruim. “A goji berry é rica em riboflavina (vitamina B2), favorece a produção de energia e a absorção de carboidratos, gorduras e proteínas, além de conter vitaminas B1, B6 e E”, complementa Salete.
 

A relação de motivos para incluir a fruta no cardápio é mais extensa. Segundo a nutricionista da Unicamp, ela auxilia a saúde do coração, ajuda a controlar a pressão arterial e a manter a glicemia em níveis adequados, tem efeito anti-inflamatório, fortalece e dá beleza aos cabelos, às unhas e à pele. “O alimento ainda melhora o humor e regula o hormônio causador do estresse por ser rico em triptofano, precursor da serotonina que também auxilia a ter boas noites de sono e a controlar a vontade de comer”, comenta.
 
Foto: Divulgação
Divulgação
Aparecida Machado de Moraes, dermatologista: Os estudos da cranberry são mais voltados para os efeitos sobre as infecções fúngicas e bacterianas da pele, a cicatrização e sua ação antitumoral, com experimentos em animais
Contra infecções
 
Outra frutinha superpoderosa é a cranberry, que possui alta concentração de vitamina C e de antioxidantes e atua na prevenção de infecção do trato urinário – índios norte-americanos, há séculos, já a usavam para se proteger e tratar doenças do tipo, o que levou os cientistas a pesquisarem seus poderes. “É um fitoterápico que tem sido utilizado com boa eficácia contra infecções urinárias, principalmente nas de repetição. Seu mecanismo exato ainda é desconhecido, mas estudos demonstraram que a proantocianidina A (PAC A), substância existente na cranberry, é que evita o problema”, explica o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Wagner Eduardo Matheus (CRM 63344), assistente da disciplina na Unicamp.
 

Segundo o médico, a PAC A impede a adesão das bactérias, inclusive a Escherichia coli (E. coli), principal causadora dessas infecções, na parede da bexiga. “A intenção do tratamento com cranberry não é substituir os antibióticos na fase aguda, mas oferecer uma opção ao uso excessivo desses medicamentos na prevenção, especialmente para pacientes com mais de duas ou três ocorrências ao ano”, completa. A eficiência da utilização da fruta tem sido comprovada em estudos de alta significância, com resultados menos expressivos do que os antibióticos, mas melhores do que quando se empregam placebos.
 

Para consumo, é possível escolher entre a variedade desidratada, em cápsulas ou na forma de suco. Mas a fruta aparece também em cosméticos. “Há pesquisas sobre os benefícios das berries em várias áreas da medicina, sendo a cranberry a mais analisada. Os estudos são mais voltados para os efeitos sobre as infecções fúngicas e bacterianas da pele, a cicatrização e sua ação antitumoral, com experimentos em animais”, informa a dermatologista e professora da Unicamp Aparecida Machado de Moraes (CRM 41391). Segundo ela, no entanto, o uso via oral da fruta fresca ainda é o mais recomendado.
 

Uma aliada e tanto
Indicada para controlar a hipertensão, ajudar na memória e ótima fonte de vitaminas C, E, A e B9 (ácido fólico) ferro, potássio, cobre, zinco, fibras e antioxidantes, a blueberry também faz bem à saúde. “Uma xícara da fruta nos dá um terço da quantidade diária recomendada de vitamina C. Ela possui pectina, uma fibra bastante eficiente que ajuda a reduzir o colesterol e auxilia no bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico”, afirma Salete, da Unicamp. Os antioxidantes e protetores contribuem para diminuir a perda de memória temporária, aumentar o equilíbrio e a coordenação motora e fortalecer a estrutura celular e os vasos sanguíneos.
 
Berries
 
BLUEBERRY (Mirtilo)


Combate os radicais livres, é anti-inflamatória, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício está ligado à saúde dos olhos – graças à presença de antocianinas e luteína, a fruta atua como coadjuvante no tratamento da catarata e do glaucoma e melhora a capacidade de leitura e foco.

Consumo
Uma xícara de fruta fresca, meia xícara do alimento congelado ou em forma de geleia.
 
Benefícios
- É um dos frutos que mais contêm antioxidantes, substâncias que fortalecem o sistema imunológico, mantendo-o saudável e deixando o organismo resistente contra doenças e infecções.
- Possui componentes que ajudam a baixar o nível do mau colesterol.
- Tem ações que protegem o cérebro dos efeitos da deterioração associada ao envelhecimento, como perda de memória.
- Contém concentrações elevadas de antocianina, composto que melhora a visão noturna e diminui a vista cansada.
- Combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e são desencadeados por estresse, poluição, cigarro e produtos químicos, entre outros fatores.
- Por melhorar a circulação sanguínea, é indicada em caso de varizes, hemorroidas e problemas circulatórios.
- Tem efeitos positivos no tratamento de edemas, artrites e artroses.
- Previne enfartes e males cardíacos.
- Indicada para diabéticos, pois reduz a taxa de açúcar no sangue.
 
Berries

GOJI BERRY (Lycium barbarum)


É uma frutinha que parece tomate-cereja e vem da região Sul da Ásia, em especial China, Tibete e Índia. Contém proteína de alto valor biológico, com toda a gama de aminoácidos, e quantidade altíssima de vitamina C. Depois de cair nas graças de norte-americanas, canadenses e europeias, chegou ao Brasil em versão desidratada com a promessa de afinar a silhueta, já que tem poucas calorias e pode ser consumida sem medo durante o dia.

Consumo
A nutricionista Salete Brito, da Unicamp, diz que o indicado é consumir de 15 a 45 gramas da fruta desidratada por dia, o equivalente a uma ou duas colheres de sopa. “Pode-se adicionar a goji berry a cereais, iogurtes, sucos e vitaminas (ela também pode ser consumida pura, para quem gosta de um sabor azedinho). Na versão em pó, comercializada em farmácias de manipulação, a dose sugerida é de 1.500 miligramas ou três cápsulas ao dia”, informa.

Benefícios
-Está associada ao bom humor, à alegria e à satisfação.
-Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.
-Tem 50 vezes mais vitamina C do que a laranja.
-Aumenta o nível de energia e a capacidade de concentração.
-Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e atua na proteção contra o diabetes e a infertilidade masculina.
-Possui fitoquímicos que agem como anticancerígenos e na saúde dos olhos.

Berries

CRANBERRY (Oxicoco)

Nativa da América do Norte, é também cultivada no Chile. Tem alta concentração de vitamina C, proantocianidina A e substâncias antioxidantes. Sua principal indicação médica é a prevenção às infecções urinárias, inclusive a desencadeada pela bactérica E. coli, principal causadora desse tipo de problema e presente em 90% dos casos – a planta impossibilita que os micro-organismos fiquem aderidos ao epitélio do trato urinário. A cranberry também inibe a ação de bactérias associadas à úlcera estomacal. Na área da beleza, é frequente nas composições cosméticas, junto do açaí.

Consumo
A dose sugerida de suco varia de 240 a 475 mililitros por dia, um copo pela manhã e outro à noite, por exemplo. Se consumido em demasia, pode causar desarranjos intestinais; caso ocorra diarreia, o consumo deve ser suspenso. Como o suco possui quantidade excessiva de frutose, diabéticos devem evitar a ingestão demasiada e ter o consumo indicado por um especialista que o acompanhe.

Benefícios
- Combate cistites e infecções urinárias porque possui uma substância que impede a adesão das bactérias às paredes da bexiga. Apesar disso, ela nunca deve substituir medicamentos prescritos pelo médico.
- Contém vitaminas A, C e D, antocianina (pigmento vermelho arroxeado), flavonoides e fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Também possui polifenóis, como o resveratrol, que protegem o coração e reduzem o colesterol ruim, podendo diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. Ajuda a prevenir o câncer.
- É rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na eliminação das toxinas intestinais.
- Protege o estômago, uma vez que proantocianinas podem impedir a fixação da bactéria Helicobacter pilory, causadora de gastrite e úlcera, na mucosa estomacal. Vários estudos constataram que pessoas propensas a desenvolver tal problema apresentaram melhoras ao consumir suco de cranberry.