sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cadernos IHU idéias. Roberto Romano, Fim da política, do Estado e da cidadania? Sobre a privatização do público em proveito dos interesses financeiros e políticos de alguns.


Cadernos IHU ideias


202ª edição - Fim da Política, do Estado e da cidadania?


Palavras-chave: Estado, hegemonia, monopólio privado, cidadania, norma jurídica.                                                                        
Em sua 202ª edição, Cadernos IHU ideias, publica o texto Fim da Política, do Estado e da cidadania? de autoria de Roberto Romano, Professor Titular de filosofia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
Hoje, o Estado não exerce com eficácia razoável os três monopólios que lhe deram nascimento. Boa parte dos poderes constituídos sucumbiram à política econômica da privatização das políticas e da ordem pública. Com tal suicídio jurídico, o que resta do setor público não tem o controle inconteste da força física. O monopólio da norma jurídica é quebrado a cada instante pelos setores financeiros e grandes empresas. Leis e normas são mudadas sempre que desagradam aqueles setores privados, que na verdade controlam as políticas públicas. Se nos dirigimos ao monopólio da taxação do excedente econômico, o desastre estatal é ainda maior. Fraudes bilionárias ficam impunes, a circulação de recursos ilegais é incomensurável, nada mostra que os Estados, sobretudo os hegemônicos, consigam recuperar o controle dos capitais gerados e distribuídos pelos mecanismos eletrônicos da lavagem de dinheiro.
Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço humanitas@unisinos.br.
Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.