quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Eis o Brasil varonil gentil, submetido à estratégia de Luis Inácio da Silva, para quem Sarney "não é um homem comum". Não é mesmo! Está levando o PT e similares ao abismo da....


Secretário da Segurança do MA foi guarda-costas de Sarney

Bruno Lupion
Do UOL, em Brasília
  • Divulgação/Governo do Maranhão
    Aluísio Mendes, secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, era guarda-costas de Sarney Aluísio Mendes, secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, era guarda-costas de Sarney
No epicentro da crise de violência no Maranhão, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Guimarães Mendes Filho, resiste no cargo graças à proximidade com o senador José Sarney (PMDB-AP), chefe do poderoso clã e pai da governadora Roseana (também do PMDB). Ele foi segurança de Sarney, comandou a arapongagem no Maranhão e obteve emprego para a filha no Senado.

Ex-agente da Polícia Federal, Aluísio é ligado ao senador desde a década de 90. Em 2003, Sarney o escolheu para ser um dos oito funcionários de confiança remunerados com verba pública a que todo ex-presidente da República tem direito. Nomeou Aluísio para ser seu segurança pessoal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União em 23 de abril de 2003.

Hoje ele enfrenta, no comando da Segurança Pública do Estado, aumento de 17,4% da taxa de homicídio de 2011 a 2012 –último dado disponível –, incêndios propositais em ônibus urbanos e uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas.

Aluísio fez a segurança pessoal de Sarney até 3 de setembro de 2009, quando sua lealdade foi recompensada e acabou alçado ao cargo de subsecretário de Inteligência do Maranhão. O posto lhe deu o comando do sistema "Guardião" do Estado, capaz de grampear 300 celulares e 48 linhas fixas simultaneamente.

Um ano antes, um grampo havia colocado Aluísio na mira de um inquérito da PF (Polícia Federal). Ele teve conversas telefônicas interceptadas e foi alvo de um pedido de prisão preventiva no âmbito da Operação Faktor (ex-Operação Boi Barrica), negado pela Justiça.
Ampliar

José Sarney33 fotos

4 / 33
1965 - Cartaz de campanha política de José Sarney como candidato do governo no Maranhão. Ele assumiu como governador aos 35 anos Leia mais Reprodução/josesarney.org