quinta-feira, 14 de novembro de 2013

UOL/NOTICIAS 14/11/2013

 

Prisão de mensaleiros 'não revolucionará a vida pública do país', diz filósofo

Gil Alessi
Do UOL, em São Paulo
 
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na quarta-feira (13) pela execução imediata das penas da maioria dos condenados do mensalão. Para o filósofo Roberto Romano, professor de ética e política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), isso "não revolucionará a vida pública do país". "No mesmo momento em que essas pessoas estão sendo punidas, crimes iguais são perp
etrados no Brasil inteiro", afirmou.

De acordo com ele, a decisão da corte "é um pequeno passo no sentido de decretar o fim da impunidade, mas temos uma série de escândalos similares ocorrendo no país, abrangendo muitas legendas, seja de situação ou de oposição. A corrupção no país é sistêmica. Isto é, todas as partes dependem disso".

Para Romano, a principal maneira que as prefeituras tem de conseguir recursos é via lobby de deputados federais, prefeitos e senadores junto ao governo federal. "Se você for oposição, não leva recursos para suas bases eleitorais, e consequentemente não é eleito", afirmou.

 De acordo com o filósofo, a concentração de poderes no Executivo federal faz com que esquemas como o mensalão, que implicam relações pouco éticas entre o Legislativo e o governo, sejam comuns no país."E o eleitor vai votar nessa pessoa que usou de meios antiéticos para trazer estes recursos, porque ela não tem outra forma de conseguir que as coisas aconteçam na sua cidade. A população endossa o 'rouba mas faz' quando vota nesses deputados federais, senadores e prefeitos. Entre um candidato ético que não traz recursos para a cidade e um que usa estes expedientes, ganha o que traz recurso". 

Romano diz acreditar que a prisão de José Dirceu -- à época do escândalo, ministro-chefe da Casa Civil --, se deu principalmente pelo papel que o cargo tem na mediação entre os dois poderes.

O escândalo do mensalão foi um esquema de compra de votos de deputados da base aliada do primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). José Dirceu foi condenado por ser o chefe da quadrilha, e outros 22 réus, entre deputados, ex-deputados, publicitários e operadores do sistema financeiro, foram condenados pelo STF.