domingo, 6 de outubro de 2013

Unicamp. Nota da Reitoria

NOTA DA UNICAMP

A Unicamp vem a público informar sobre os lamentáveis fatos que resultaram na invasão do prédio da reitoria, na noite desta quinta-feira (03), com depredação do patrimônio público.
Esta invasão, sem prévia apresentação de uma pauta de demandas por parte dos invasores, é injustificável sob qualquer ponto de vista.  Os invasores não representam a comunidade estudantil, que é pacífica e dialoga permanentemente com a administração, administração esta que frequentemente vem recebendo e conversando com as entidades e grupos representativos na instituição.

Sobre a presença da Polícia Militar na Universidade, a administração já informou publicamente que discutirá um plano de segurança para todos os campi da Unicamp.  A reitoria constituiu um grupo de trabalho para elaborar, com máxima urgência, um pré-plano de segurança a ser apresentado e discutido com toda a comunidade. Após esta discussão, o plano será submetido à aprovação do Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação na Universidade.

A presença da Polícia Militar nos campi da Universidade diz respeito a um problema de segurança pública e não a uma tentativa de intimidação ou cerceamento das atividades relacionadas ao contexto acadêmico.  Tanto é assim, que na noite de quinta-feira (03) ocorreu uma assembleia de estudantes, que reuniu 400 dos cerca de 30 mil alunos do campus em Campinas, sem qualquer tipo de interferência.

Portanto, não há razões objetivas para essa invasão. Menos ainda para a truculência com a qual esse ato foi cometido contra uma instituição universitária aberta ao diálogo. 

Por essa razão, a Unicamp ingressou na Justiça com pedido de reintegração de posse, medida que se justifica pela ausência de diálogo por parte dos invasores.

Importante ressaltar que, apesar do ocorrido, todas as atividades da Unicamp prosseguem dentro da normalidade.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 04 de outubro de 2013.