quinta-feira, 11 de julho de 2013

11/07/2013, Entrevista a Jovem Pan On Line

 

 

 

Especialista diz que sindicalismo perde legitimidade ao se aparelhar ao Estado

11/07/13 - 17h22
Publicado Por: Renan Vieira
Especialista diz que sindicalismo perde legitimidade ao se aparelhar ao Estado
ANDERSON COSTA/ JOVEM PAN/ JP
Ouça o Áudio
Anchieta Filho
Embed:
Uma das questões levantadas nesta quinta-feira (11) é a pouca adesão popular ao "Dia Nacional de Lutas", um movimento promovido nas principais cidades do país com o intuito de protestar por melhorias nas condições para o trabalho.

Para entender o impacto social dos protestos, o professor de filosofia política Roberto Romano da Silva afirmou que há uma desconfiança da população nos manifestos por causa do caráter sindical delas.

"Como todas as instituições que assumiram lotes do poder com a subida de Luiz Inácio Lula da Silva, os sindicatos descansaram no aparelho de Estado, nos recursos financeiros e no aparato político. Então eles perderam muito da legitimidade que existia quando surgiu o sindicalismo novo do ABC do qual o líder era o Lula", declarou.

Também de acordo com da Silva em um contexto histórico, quando acabou o governo Vargas houve uma perda significativa do poder dos sindicatos, que depois no governo Goulart não foram reconhecidos. Ouça os detalhes no áudio com os repórteres JOVEM PAN Anchieta Filho, Izilda Alves e Thiago Uberreich.