segunda-feira, 24 de junho de 2013

O prefeito é do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. Dá para entender a causa da ojeriza dos manifestantes em relação aos partidos. Se um prefeito socialista (sic!), fala e age assim, imaginemos os demais.


24/06/2013 14h57 - Atualizado em 24/06/2013 15h03

PM 'prendeu muito pouca gente', diz prefeito de BH sobre protesto

No sábado, após ato pacífico com 70 mil, houve depredação e vandalismo.
Lacerda pediu 'tolerância zero' da PM na quarta (26), dia de jogo do Brasil.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou nesta segunda-feira (24) que a Polícia Militar "prendeu muito pouca gente" após a manifestação de sábado (22), que reuniu 70 mil pessoas, mas terminou com radares de velocidade quebrados, lojas e agências bancárias destruídas e pichações.

Lacerda e prefeitos de outras capitais participam de uma reunião em um hotel de Brasília para preparar a pauta de propostas que pretendem apresentar à presidente Dilma Rousseff. Ela marcou audiência na tarde desta segunda com governadores e prefeitos para discutir um "pacto" para melhoria de serviços públicos, uma das principais reivindicações levantadas na onda de protestos em todo o país.
Para Marcio Lacerda, a polícia precisa ser mais rigorosa com manifestantes que praticam crimes. De acordo com o prefeito, a PM prendeu cerca de 30 pessoas após atos de violência na última manifestação.
“Eu espero que, na próxima manifestação, a PM prenda mais. Prendeu muito pouca gente. A PM não está usando toda a força que tem, inclusive não está usando cassetetes. A estimativa é que existem 500 vândalos e o que falei hoje [segunda] para a segurança é que é preciso prender mais”, afirmou.


Uma concessionária na avenida Antônio Carlos é depredada (Foto: Reprodução/TV Globo) 
 
Uma concessionária de BH foi depredada após
manifestação (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
O prefeito defendeu ainda “tolerância zero” da PM com manifestantes que praticarem vandalismo na próxima quarta (26) durante o jogo de Brasil e Uruguai pela Copa das Confederações. A disputa ocorrerá no estádio do Mineirão, em BH.

“Tolerância zero contra o vandalismo, foi isso o que disse o comandante da PM. O limite [de acesso dos manifestantes] é o mesmo de sempre, a zona de exclusão da Fifa. Vamos ter 70 mil pessoas que querem ver o jogo com tranquilidade, e, aparentemente, os manifestantes querem invadir o estádio. Isso não pode acontecer”, afirmou.

Sobre a reunião desta segunda com a presidente Dilma, Lacerda disse que defenderá a realização de uma Assembleia Constituinte para negociar uma reforma política. Mais cedo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), defendeu que o governo federal deixe de dar incentivos fiscais para a compra de carros e passe a subsidiar o transporte público.