quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em se tratando de tolice, o âmbito é universal. Vale para o Brasil, os EUA, a França e Bruzunganga. Em vez de uma política de segurança, gambiarras acadêmicas. Lamentável. Um bom trabalho do Hipocrisia Acadêmica.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA


Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA

20/03/2013

Uma universidade do Estado americano do Colorado causou polêmica ao sugerir "dicas" às alunas para evitar serem vítimas de violência sexual. Entre as recomendações, estão, por exemplo, urinar ou vomitar no agressor.

A lista, com dez sugestões, foi publicada na última terça-feira (19) pelo departamento de segurança pública no site da Universidade de Colorado em Colorado Springs.

Devido ao furor causado pelas sugestões, a compilação foi posteriormente retirada da página no mesmo dia e substituída por um pedido de desculpas. Entre as dicas, estavam recomendações como "vomitar ou urinar no agressor" ou "dizer ao estuprador que possui uma doença venérea ou está menstruada".

O assunto teve ampla repercussão nas redes sociais. No Twitter, a hashtag "#UCCSTips" rapidamente entrou nos trending topics.

A blogueira conservadora Michelle Malkin foi uma das que criticaram a lista. "Novas dicas para as mulheres da UCCS: se vomitar ou urinar não detiver seu agressor, tente soltar gases", ironizou Malkins.

Algumas das estudantes no campus da universidade disseram estar confusas com a lista. "Dizer ao seu agressor que você tem uma doença ou está menstruada? Não entendo como isso pode evitar que alguém deixe de ser abusada", afirmou a estudante Leah McFann à KRDO, afiliada da rede de TV americana CNN.

Outro lado

Para Tom Hutton, porta-voz da universidade, a lista foi tirada de contexto. "Foi uma informação adicional direcionada às mulheres que concluíram o curso de defesa pessoal no campus", disse Hutton à KRDO.

Hutton afirmou que a lista foi criada em 2006, mas foi atualizada devido a casos recentes de estupro no Colorado.

Na semana passada, os parlamentares do Estado discutiram um projeto de lei que visa a banir armas de fogo nos edifícios dos campi universitários estaduais.

O debate ganhou visibilidade depois que o senador democrata Joe Salazar fez declarações polêmicas sobre a forma como as mulheres devem se proteger dentro das universidades.

"Se você pressentir que será estuprada ou achar que está sendo seguida, ou mesmo se você acredita estar em uma situação complicada e na verdade não estiver, você pode cometer um grande erro se apertar o gatilho ou sair atirando".

Posteriormente, Salazar desculpou-se pelos comentários.
FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2013/02/20/lista-de-universidade-com-dicas-para-evitar-estupro-causa-polemica-nos-eua.htm