segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sem comentários.

Em 09/12/2012 13:47, Newton Pereira Amusquivar Junior escreveu:


Nós, organizadores da festa “Aheganha-te o espírito” (que ocorreu na última quarta) e do departamento de estética Marcel Duchamp, redigimos esta carta a fim de manifestarmo-nos acerca dos fatos decorridos, como já divulgado pelo diretor do IFCH, John Monteiro. A festa tinha um caráter de “confraternização de final de semestre” e também de pintura artística do cafil (o centro acadêmico da filosofia), além de reinaugurar o contestador departamento de estética Marcel Duchamp. A ideia era que a pintura fosse realizada apenas dentro dos metros quadrados do cafil, entretanto, em virtude de uma numerosa presença (não só na festa do cafil, mas também do samba que ocorria concomitantemente), perdeu-se, de fato, o controle e, assim, as pinturas se estenderam para as paredes próximas da cafil, como também a uma porta de sala de aula. Pedimos desculpas pelo ocorrido, e nos prontificamos em limpar e/ou pintar os danos. Por outro lado, queremos também deixar bem claro que a pichação realizada na parede da biblioteca, destacada no e-mail de John Monteiro, não foi de forma alguma proveniente de nossa festa. Não queremos entrar no mérito se vandalismo é ou não arte, se é mais agressivo um muro branco de concreto ou pichações. Entretanto, nos disponibilizamos a repintar a parede da biblioteca, mesmo não tendo sido responsabilidade nossa, uma vez que é fato o histórico de tais pichações, tal como o próprio John Monteiro destacou, e foi uma fatalidade que ela tenha ocorrido no mesmo dia da nossa festa na qual usamos tintas. 

Não pediremos desculpas pela pichação da biblioteca, porque não queríamos pichá-la e muito menos a pichamos, mas nós lamentamos o ocorrido, da mesma forma que também lamentamos o não pagamento de salário dos trabalhadores que pintaram e construíram a biblioteca, da mesma forma que lamentamos a falta de contratação de professores nos cursos de filosofia, história e ciências sociais, da mesma forma que lamentamos o vandalismo no sofá do cafil que apareceu do dia para a noite com rasgos horríveis, da mesma forma que lamentamos os atrasos nas obras do IFCH, da mesma forma que lamentamos praticamente um ano inteiro sem bebedouros no IFCH, da mesma forma que lamentamos a proibição de festas no campus, da mesma forma que lamentamos a possibilidade da demolição da sede da atlética, da mesma forma que lamentamos o pífio número de bolsas de estudos para os cursos do IFCH, enfim, como lamentamos com tantos outros mal-estares, os quais o nosso Instituto padece. 

 Nós nos prontificamos a repintar a parede da biblioteca, por lamento e não por pedido de desculpas ou por retaliação. Entretanto, como a parede é comunitária, convidamos a todos da comunidade ifchiana (incluindo professores) a pintar a parede da biblioteca, afinal se todos nós lamentamos o ocorrido é justo então que também todos nós nos mobilizemos para solucionar o problema da melhor maneira possível. Não somos e nem queremos ser bode expiatório de um ato que não realizamos, mas vamos pintar porque consideramos importante de fato ter alguma ação diante do ocorrido. Vamos pintar a parede da biblioteca de branco novamente segunda agora (10/12) as 17h, todos estão convidados.