terça-feira, 20 de novembro de 2012

Concordo apenas em parte com o post abaixo. Caro colega: a quem tem interessado as denúncias (embora verdadeiras e não me omiti até hoje, com sanções negativas contra mim e meus estudantes), na hora em que o governo e os petistas entram para o lobby das "universidades privadas"e nutrem a preço de Prouni e quejandos, verdadeiras arapucas que somem com dinheiro público e exploram os estudantes? Falam mal de Itamar Franco, mas foi o grande ministro Murilo Hingel quem fechou o Conselho Federal por corrupção. Depois, surgiu outro Conselho, silente diante dos piores descalabros "companheiros". Se é para denunciar, caro colega, e eu apoio, é para denunciar toda a rede, privada e pública. Senão, fica evidente que a escolha é como a da Folha de São Paulo: imparcial de um lado só. Roberto Romano

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Corrupção nas Universidades Públicas: a ponta do iceberg?


Corrupção nas Universidades Públicas: a ponta do Iceberg?
Nos últimos anos a mídia tem divulgado casos de corrupção um universidades públicas. Para as pessoas comuns causa escândalo e indignação quando servidores/cientistas, pessoas de reputação ilibada, de alto nível intelectual, a massa crítica brasileira, nossa ciência/pesquisa se envolvem em irregularidades. O último caso, da UFRJ é apenas mais um. 
Relembremos:
Isso só para citarmos alguns exemplos dos últimos 4 anos.
Agora vamos refletir: essa seria apenas a "ponta do iceberg"? Muito mais irregularidades em universidades públicas podem acontecer sem o conhecimento da comunidade acadêmica e da população em geral?
Cobrar transparência e fiscalizar as instituições de ensino superior é dever de todos, sobretudo dos que estão diretamente envolvidos com a vida acadêmica. 
Não podemos aceitar apenas os belos discursos e defesas carregadas de retórica. É preciso transparência!