quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cara Marta Belllini: anos atrás, pedi à area de Filosofia que acentuasse o peso da matemática na reflexão filosófica. Ouvi que "matemática"e "filosofia"nada tem a ver uma com a outra...pensei em Platão, Leibniz, Descartes, Wittgenstein, Newton, o próprio Hegel e também Marx (não sou dos que pulam os capítulos de cálculo e de estatísticas de O Capital), etc. Certa feita ouvi de um estudante de pedagogia (ele confessou ter ouvido de um docente) que estatística é disciplina burguesa que deveria ser banida do curriculum. Enfim, não é apenas de besteirol direitoso que vive a nossa cultura, existem os besteiróis de centro, esquerda, alto e baixo....(sobretudo os de baixo....).

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pense ...


VLADIMIR SAFATLE   -   Folha de SP, 29.11.12
Enviado pelo Grozny Arruda. Grata, Grozny!
O pensar como doença
"O estado de reflexão é contra a natureza. O homem que medita é um animal depravado." Tais afirmações de Rousseau parecem servir de guia involuntário para setores hegemônicos da clínica do sofrimento psíquico.
Há anos, a filósofa francesa Joëlle Proust foi capaz de afirmar que o sofrimento psíquico não teria relações com a forma com que o paciente reflete sobre seus sintomas a partir de suas próprias convicções e motivações.
Com isso, ela apenas dava forma a um princípio que parece guiar dimensões maiores da psiquiatria contemporânea. Ou seja, tudo se passa como se não houvesse relações entre a maneira com que sofremos e a maneira com que pensamos e procuramos justificar nossas vidas a partir de valores e normas.
Essa é uma boa maneira de evitar o trabalho mais doloroso exigido pelo tratamento de modalidades de sofrimento psíquico, a saber, a crítica dos valores, normas e formas de pensar que constituem, tacitamente, nosso horizonte de uma vida bem-sucedida.A fim de evitar tal trabalho crítico, que certamente é o que há de mais difícil, parece que nos tranquilizamos com ideias como as da professora Proust. Elas acabam por servir para fortalecer a crença de que só haveria cura lá onde abandonássemos o esforço de pensar sobre nós mesmos. No fundo, talvez porque ainda estejamos presos a resquícios deste antigo paralelismo que associava, por exemplo, a melancolia ao ato de "pensar demais".
Décadas atrás, François Truffaut fez um belo filme (Fahenait 451) sobre uma sociedade no futuro onde a polícia queimava livros porque eles trariam infelicidade. Melhor seria garantir a felicidade social por meio de uma política de uso exaustivo de medicamentos.
Tal filme foi a metáfora perfeita para um fenômeno que o sociólogo Alain Ehrenberg chamou, décadas depois, de "uso cosmético" de antidepressivos e afins.
Por "uso cosmético" entendamos o uso de larga continuidade que acaba por visar conservar performances sociais bem avaliadas, evitando ao máximo a experiência com transtornos de humor. Ele é o resultado inevitável do modelo de medicação que impera atualmente. Trata-se de uma distorção daquilo que deveria ser a regra, a saber, o uso focal ligado exclusivamente a situações e momentos de crise aguda.
Tal uso focal procura apenas garantir as condições de possibilidade para que o verdadeiro tratamento ocorra. Um tratamento que poderá mostrar como, se é a reflexão que nos adoece, é ela também que nos cura.
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Comentário:
Foi bom ler esse texto logo após chegar do trabalho. É que ouvi de um ex-aluno de pós (que agora faz doutorado) uma reclamação. Fazendo uma disciplina de pós, ouviu de um palestrante ou ministrante que a educação vai mal porque há "muita matemática e português" e nada disso modifica a escola e a escolarização.
A ausência da reflexão, da profundidade e por que não dizer da ética faz um jovem professor doutor um bobo que nos ofende com tanto besteirol. Pensar mais é a única condição que nos resta.