segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Radio Jovem Pan

Roberto Romano atribui sucesso inicial de Russomanno a erros do PT e do PSDB

Professor da Unicamp analisa queda-relâmpago do candidato do PRB, derrotado por Serra e Haddad em SP

07/10/12 - 19h39
Publicado Por: Rodrigo Garibaldi
Roberto Romano atribui sucesso inicial de Russomanno a erros do PT e do PSDB
DIVULGAÇÃO
A definição do segundo turno nas eleições para a prefeitura de São Paulo entre os candidadtos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) envolvem num segundo plano a já anunciada queda livre de Celso Russomanno (PRB) nos últimos momentos pré-eleitorais. Líder isolado nas pesquisas desde o início do período eleitoral, Russomanno perdeu fôlego e é o virtual terceiro colocado do pleito paulistano, com cerca de 21% dos votos válidos.

A acentuada queda do candidato do PRB na reta final foi avaliada na Rádio Jovem Pan pelo especialista Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp. "Isto pode acontecer naturalmente quando um político não tem sólida formação partidária. Acho que foi exatamente isto que aconteceu com o Russomanno", cravou.

Segundo Romano, o domínio inicial de Russomanno nas pesquisas foi, em parte, fruto de uma busca da população por quebrar a polarização paulistana entre o PSDB de José Serra e o PT de Fernando Haddad. "Neste ponto foi depositada muita esperança em Russomanno. Tanto o PT quanto o PSDB cometeram muitos erros na eleição: Lula tirou um candidato de 'seu bolso' (Haddad) e o PSDB apresentou diversos rachas internos."

Quanto ao quarto colocado Gabriel Chalita, do PMDB, Romano atribui o fato de sua candidatura não ter decolado o suficiente ao "descanso do PMDB em torno de sua própria força". "Ele era uma opção do 'novo', mas o partido confiou demais em seu poder. Na verdade, o crescimento da candidatura do Russomanno foi baseado no vácuo deixado pelos outros três partidos - PSDB, PT e PMDB", concluiu.