segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Radio Jovem Pan, 08/10/2012

Roberto Romano afirma que eleitor mandou recado aos candidatos

08/10/12 - 08h00
Publicado Por: Carlos Aros
Roberto Romano afirma que eleitor mandou recado aos candidatos
Reprodução

Anchieta Filho
Podcast
Embed:
Em São Paulo, José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, mantiveram um disputa dura e acirrada, o que acabou abrindo espaço para que uma terceira via se abrisse para o eleitor no pleito deste ano. Essa via foi o candidato Celso Russomanno, que liderou as pesquisas até poucos dias antes do primeiro turno. No entanto, no último momento, houve uma virada que favoreceu Serra e Haddad.

Para Roberto Romano da Silva, professor de ética da Unicamp e integrante do Linha de Frente da Jovem Pan, a grande lição desta eleição deve ficar com os dois candidatos que disputam agora o segundo turno. “Eles se digladiaram de maneira tão violenta, e quebraram todas as regras polidas de tratamento eleitoral, que abriram um vácuo que apareceu, então, nesse vácuo, Celso Russomanno”, afirmou.

O professor Romano avalia que eles se deram conta de que perdiam espaço para Russomanno um pouco tarde, mas mesmo assim conseguiram reverter a situação. “A grande lição que deve ser assumida nesse momento por eles é que é preciso tratar o adversário de uma maneira que permita o diálogo, que permita a ampliação dos dois partidos, e não apenas de um às custas do outro”, comentou.

Na avaliação do professor, o eleitor paulistano mandou uma mensagem nestas eleições, mostrando seu descontentamento com a situação com briga pela hegemonia e pelo controle da cidade, em vez da preocupação com os problemas da capital. “O eleitor deu um bom recado: ‘olha, presta atenção que nós estamos aqui para julgar e para decidir”, analisou.