quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Unicamp.


Coordenadoria Geral da Universidade,  Pró-reitoria de Pesquisa e Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp provem o curso

 Método Lógico para Redação Científica”

Data: 26 de outubro de 2012 – 6ª. feira
Horário: 8:30 às 17h
Inscrições gratuitas on-line: workshops.escrita@reitoria.unicamp.br 
Público Alvo: docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Unicamp
Local:Centro de Convenções Unicamp

Palestrante: Prof. Dr. Gilson L. Volpato  - Botucatu. Mestre (1981) e Doutor (1986) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP, IB, Rio Claro. Pós-doutorado (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. Desde 1981 é docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP - atualmente é professor adjunto-III (livre-docente). É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq. É coordenador do grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal - junto ao CNPq. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante 4 anos, nas três áreas do saber. Foi avaliador de pós-graduação junto à Capes. Atua há 25 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica. (Fonte: Currículo Lattes)

Ementa:O Método Lógico para Redação Científica, um método que foi desenvolvido ao longo de 26 anos e cuja base é mostrar como cada dúvida da redação científica deve ser respondida com base na lógica da pesquisa científica, complementada por conceitos de comunicação. Além disso, o método inclui uma sequencia de rotinas que permitem ao cientista melhorar seu aprendizado sobre ciência e redação científica, bem como construir seu texto (TCC, Tese, Dissertação ou artigo). O direcionamento do curso é para a publicação segundo os preceitos da ciência internacional.

Conteúdo Básico
1 – Ciência
            A base empírica; objetividade científica

4 – Bases para redação
            Contextos do pensamento; o texto como argumento lógico; passos na redação

2 - Publicação
            O que publicar?
            Passos para a publicação;
            Tendências na publicação
5 – Estrutura das partes do texto científico
            Resumo; conclusões;;resultados;métodos
            discussão;Introdução;citações;título

3 – Estrutura Lógica da Pesquisa
            Variáveis de estudo; os três tipos lógicos de pesquisa; a elaboração de objetivos

6 – Estilo científico