segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Seminário OAB/Curitiba

30/08/2012 - 10:10

Seminário vai debater o futuro da justiça

Evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro, na OAB/PR, em Curitiba. 

Curitiba (PR) - De acordo com o Índice de Confiança na Justiça brasileira (ICJBrasil), da Fundação Getúlio Vargas, divulgado recentemente, a confiança do brasileiro no Poder Judiciário é de 42%, muito atrás da depositada nas Forças Armadas (73%), Igreja Católica (56%), Ministério Público (55%), Grandes Empresas (45%) e Imprensa Escrita (44%). Além disso, 91% dos brasileiros acham que o serviço é moroso (lento e muito lento), 89% custoso (custo alto e muito alto) e 69% de acesso difícil e muito difícil. 

O assunto levou a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná, com patrocínio do Citibank e apoio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, a promover, nos dias 27 e 28 de setembro de 2012, um seminário dedicado ao tema "O futuro da Justiça". 

O evento visa incentivar a reflexão sobre o processo de aperfeiçoamento dos tribunais e as formas de estreitar as relações entre o cidadão e a Justiça, traçando possíveis caminhos em direção a um futuro melhor para a Justiça brasileira. 

O seminário ocorre no dia 27 de setembro, às 20h, e no dia 28 de setembro, das 8h30 às 12h, na sede da OAB/PR, na Rua Brasilino Moura, nº 253, Ahú, em Curitiba. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. 

Palestrantes-Joaquim de Arruda Falcão Neto - Doutor em Educação pela University of Génève (UNIGE - Suiça); Mestre em Direito (LLM) pela Harvard University (EUA); Diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas; Ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. 

Friedmann Anderson Wendpap - Mestre em Direito Público pela UFPR; Professor de Ciência Política, Teoria do Estado e Direito Internacional da Universidade Tuiuti do Paraná e da Escola da Magistratura Federal no Paraná; foi Juiz de Direito do Estado do Paraná e atualmente é Juiz Federal. 

Maria Tereza Aina Sadek - Pós-Doutora em Ciência Política pela USP; Pós-Doutora pela University of London (Inglaterra) e pela University of California (EUA); Professora do Curso de Pós-Graduação do Programa de Ciência Política da USP. 

Teresa Celina de Arruda Alvim Wambier - Livre-Docente, Doutora e Mestre pela PUCSP; Professora permanente da PUCSP; Professora do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Centro de Extensão Universitária, da Universidade Paranaense; Membro de corpo editorial de inúmeras revistas de renome; Advogada. 

Roberto Romano - Filósofo; Livre Docente e Professor titular da Unicamp; Doutor pela Escola de Altos Estudos Sociais de Paris; foi Presidente da Comissão de Perícias da Unicamp