quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Jornal Todo Dia.Campinas


HORTOLÂNDIA
Em fim de mandato, Perugini quer pesquisa
Especialistas criticam postura do chefe do Executivo de Hortolândia
ISABELA PALHARES - HORTOLÂNDIA

Arquivo | TodoDia Imagem
Perugini quer avaliação de sua administração e pode ser alvo do TCE
A pouco mais de três meses para o fim do mandato de Ângelo Perugini (PT), a Prefeitura de Hortolândia vai contratar uma empresa de pesquisa para avaliar se a população está satisfeita com a administração. A abertura das propostas será dia 21, às 9h. A contratação prevê a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas para avaliar o desempenho do governo. 


Especialista em direito público, o advogado Rander Andrade afirma que o fato da pesquisa avaliar a administração não traz nenhum interesse público e que o interesse é basicamente do prefeito e de seu secretariado. “Essa pesquisa causa no mínimo estranheza, pois não sei onde está o interesse para a população de Hortolândia. Se a pesquisa fosse para um levantamento de ações estratégicas, com questões sobre o que demanda maior atenção, então seria diferente”, explica Andrade. 


De acordo com Andrade, a licitação provavelmente irá gerar muita polêmica entre os candidatos, principalmente entre os que são oposição ao governo. No entanto, o especialista afirma que dificilmente a contratação passará sem investigação do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). “Existe o exame prévio, que caso haja indicação da possibilidade de irregularidade, o TCE é obrigado a investigar a licitação. Por isso acho pouco provável que ninguém levante esse tipo de discussão”, afima. 

Para o professor de ética política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Roberto Romano, se do ponto de vista legal é grande a probabilidade de discussão, eticamente não há dúvidas de que a atitude seja reprovável. 

O professor explica que o dinheiro público não pode ser usado para que o político promova a si próprio ou qualquer candidato que apoie. “O prefeito corre sério risco de ser processado pelo Ministério Público. A verba do município deve ser usada, obviamente, para atender às demandas da população, e isso é com certeza uma demanda particular”, afirma. 

Romano defende que se o prefeito fez uma boa gestão, naturalmente será reconhecido pela população e não precisaria encomendar pesquisa para avaliar sua administração. O especialista também avalia que a pesquisa pode influenciar as eleições, favorecendo o candidato Antonio Meira (PT), apoiado pelo chefe do Executivo. 

“A verdadeira pesquisa eleitoral é o resultado das urnas, mas o prefeito está tentando influenciar a população para eleger seu candidato. É natural que se houve um bom mandato, a população opte pela continuidade. Se esse fosse caso não seria necessário uma pesquisa”, avalia Romano.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Hortolândia por volta das 15h de ontem e foi informada que eles enviariam uma resposta com mais informações sobre a pesquisa. 

Até o fechamento desta edição, a assessoria não havia retornado a solicitação.