segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Radio Jovem Pan


Terceiro dia de julgamento do mensalão começa com defesa de Dirceu

Advogados terão uma hora para defender cada um dos cinco réus, apontados como líderes do esquema

06/08/12 - 07h50
Publicado Por: Bruna Gavioli
Terceiro dia de julgamento do mensalão começa com defesa de Dirceu
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

CLIQUE AQUI :

Embed:
Começa nesta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal, a fase de defesa no julgamento do mensalão com a manifestação dos advogados dos principais réus. Entre os cinco primeiros estão os líderes do esquema de corrupção, segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. São eles: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e seu sócio Ramon Cardoso.

Os acusados não estarão no tribunal e serão representados pelos respectivos advogados. Para o procurador-geral,
o mensalão foi o "mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e desvio de dinheiro público no Brasil".

Historiadores ouvidos pela Jovem Pan analisaram a definição de Roberto Gurgel e avaliaram as consequências para as eleições. O consultor político, Gaudêncio Torquatto, acredita que, de fato, o mensalão é o maior caso de corrupção do país.

O professor de Ética e Política da Unicamp, Roberto Romano, avaliou que o mensalão é, infelizmente, apenas mais um caso de corrupção no Brasil. Romano, contudo, descartou um impacto significativo do julgamento nas eleições.

Roberto Romano também analisa o surgimento do PT na década de 80 e afirma que o escândalo do mensalão divide a história do partido. O especialista acredita que, dependendo do resultado do julgamento, poderá haver uma modificação interna na legenda.

Os historiadores ressaltam que a corrupção marca a história do Brasil desde o descobrimento. Hoje, no Supremo Tribunal Federal, os advogados terão uma hora para defender cada um dos cinco réus, apontados como líderes do mensalão.