quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Marta Bellini. Bem informativo o post da colega e do Catatau. Só não consegui colocar o vídeo da presidente. Ainda não aprendi. Mas asseguro: é indecoroso.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Professores...no BAR-zil


Do Blog do Catatau

Dilma e os professores: na campanha eleitoral e fora dela

Dilma, reunindo a preocupação da formação do professor e de seu tratamento digno, durante a campanha eleitoral:
(…) Não se pode também estabelecer com o professor uma relação de atrito quando o professor pede melhores salários: recebê-los com o cacetete ou interromper o diálogo. O diálogo é fundamental no respeito a essa profissão. E o Brasil só irá sair de uma situação de país emergente para uma situação de país desenvolvido se a gente assegurar qualidade de educação para nossos filhos e crianças. Então (…) precisamos de professores bem formados, bem pagos. A sua filha vai ficar orgulhosa, o seu filho vai ficar orgulhoso, olha, eu sou professora e sou reconhecida socialmente. Por isso que eu farei da campanha para pagamento do salário dos professores uma das questões fundamentais do meu governo.
Ela disse isso no debate da Globo, isto é, diante de um dos maiores debates eleitorais, no qual os candidatos ficam mais em evidência. Ou então vale ver o vídeo:
E hoje não é que aí estão os professores, preocupados com sua formação e dignidade, recorrendo a Dilma? E qual é a posição do governo? É precisamente a falta de diálogo, aquela muito importante para sua filha e filho ficarem orgulhosos de serem professores reconhecidos!

Docentes em greve cobram de Dilma Rousseff abertura imediata de 

Após ato fúnebre, professores ressuscitam educação e entregam 

Sindicato pede a Dilma reabertura imediata dasnegociações com 

Sindicato de professores entrega a Dilma pedido de reabertura das 

Governo encerra negociação com docentes e técnicos e encaminha 

MEC reafirma que está encerrada a negociação comprofessores 

Mas espere aí: você não viu no jornal que o governo negociou com um dos sindicatos dos professores? Sim! É o Proifes. Só que quase nenhum jornal disse: o Proifes não representa nem de longe a maior parte das universidades (não chegou a 10% das instituições em greve).
A imprensa, o jornal da noite também não disse que instituições ligadas ao Proifes contrariaram esse sindicato e reforçaram o movimento geral, isto é, reforçaram a greve.
A imprensa maior não deixou vermos na TV um princípio básico do jornalismo: não se dá voz igual ou maior a um setor que não representa os interesses de uma categoria, especialmente quando se trata de degradação no trabalho.
O que ocorreu é que o Andes – o sindicato da grande maioria – já negociava com o governo há tempos antes da greve, mas o governo abandonou as negociações. Após a irrupção da greve houve apenas 2 lances, mas esses lances não tiveram qualquer discussão.
O governo não discutiu com os professores! Houve apenas uma primeira oferta, para medir realmente os ânimos, e uma segunda, que foi fechada pelo… Proifes! Nenhum contra-argumento sobre o que queriam os professores foi aceito (vale ver também isso).
E os professores nem queriam prioritariamente o aumento (que vale dizer: foi divido em 3 anos e não repõe as perdas inflacionárias da imensa maioria). Tanto que fizeram uma contra-proposta para o governo focar-se no plano de carreira (esse é um dos pontos principais). E o governo? Basta ver os links acima.
E ontem, perto do apitaço de muitos professores que pediam a volta às negociações, Dilmavoltou a dizer:
Antes de mais nada gostaria de cumprimentar os professores. Uma escola só se faz um ambiente de superação com a participação dos mestres. Ninguém nasce sabendo e é necessário esforço para se adquirir conhecimento”, afirmou. “Este momento é importante para mim, porque sei que este país vai dar os passos necessários se estes talentosos jovens tiverem oportunidade. Cumprimento mais uma vez os mestres e pais de alunos que os encaminharam em seus primeiros passos na direção da Ciência”
***
Ok, nem iniciarei um post sobre as coisas que escuto de professores conhecidos (universitários e não), sobre atividades como vender pão, bombons ou roupas na escola para complementar a renda, ou simplesmente mudarem de profissão… basta ver os memes diários sobre professores no facebook, por exemplo este abaixo, quentinho, sobre os professores do Paraná (são governador e vice “conversando”):
http://i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/557353_404671752915347_556994784_n.jpg