terça-feira, 10 de julho de 2012

Republico o editorial da Falha de São Paulo, com os excelentes comentários, em azul, de Marta Bellini. Obrigado, cara colega!

Desculpem a nossa Falha ...


de Roberto RomanoEditorial da Folha. Como é costume no jornalão, o uso da novilingua é perene: injustiça vira justiça, etc. A velha ideologia privatista da Folha, sua opção preferencial pelas universidades privadas (com toda a polissemia do termo), sua falta de respeito pelo saber gerado nas universidades públicas, enfim, a propaganda do capital (no Brasil, quase sempre arrancado dos cofres públicos), faz da Folha a inimiga dos campi. E se for somada a presença, nas suas redações, dos ressentidos com a universidade (os que perderam concursos e foram distilar ódio contra a USP, a Unicamp e outras nas colunas do reinado folhetinesco), bem, ficamos ao par do quanto a união de ideologia com ódio pode ser letal à inteligência. Ah! esqueci de mencionar os lobbies com editoras, as "polêmicas"fabricadas para vender jornal, etc. É muita privataria para o gosto saudável. Causa vômitos, sempre.


Índice geralSão Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2012Opinião
Opinião

Editoriais
Universidade justa
Crise nas federais põe a nu (nu?) dilema do financiamento; benefício de renda obtido por egressos deveria contribuir para ampliar oferta de vagas "Universidade gratuita" é um ótimo slogan para manifestações. Mas, no mundo real (mundo real: leia-se mundo dos governos brasileiros e dos empresários), implica um paradoxo. Prédios, professores, funcionários, laboratórios -alguém precisa pagar por eles (e não é a Folha, nem seus empresários). 
Só expandir o sistema oficial, sem criar formas sustentáveis de financiá-lo, torna recorrentes as crises -como a que ora paralisa as universidades federais. 
Se não é o aluno quem paga, com mensalidades, a conta vai para o conjunto da sociedade, por meio de impostos (impostos de todos, inclusive o meu, dos pais dos alunos...). É mais que legítimo, portanto, discutir qual modelo serve melhor aos interesses do país. 
O primeiro ponto a elucidar é que universidades não servem apenas para ensinar, mas também para fazer pesquisa. E essa é justamente a parte mais cara (É mesmo? Por que? Cadê esses gastos? e se ensinar não é mais cara de que ensino a FSP fala? É claro, fala do ensino nas privadas onde o professor recebe de R$ 10,00 h/aula a ...). 
Nos EUA, até instituições estatais cobram anuidades, que chegam a dezenas de milhares de dólares. Lá, o grosso do financiamento da pesquisa, tanto das universidades privadas como das oficiais, se faz com recursos públicos -fomento direto à investigação ou doações filantrópicas (disse bem, filantrópicos e aqui no Brasil é bom falar de filantropia só temos a rede de corrupção. Alguém conhece no Brasil um burguês filantrópico? Aqui só conhecemos classe dominante pendurada no Estado. Aí dona Folha de São Paulo! ), que envolvem algum tipo de renúncia fiscal. 
Não faria sentido algum exigir que alunos de universidades públicas brasileiras arcassem com as despesas da instituição com pesquisa, tampouco com outros itens que pesam bastante em seus orçamentos, como aposentadorias, hospitais universitários etc. 
Ainda assim, resta uma conta diretamente ligada ao ensino, cujo custeio precisa ser debatido. 
A "universidade gratuita", afinal, é socialmente regressiva (para os neoliberais que apesar de quererem uma sociedade de mercado, na hora da crise querem dinheiro do Estado. Vide a ajuda aos banqueiros). Embora formar médicos e engenheiros justifique investimento público (interessa à sociedade pagar para tê-los), é grande a apropriação privada que ocorre após a graduação. 
Um estudo de 2005 de Marcelo Neri, da FGV, mostrou que a diferença entre o salário médio de um médico e o de alguém que jamais estudou chegava a 1.500% (que falácia! Por que o salário mínimo do Dieese é mais do que R$3.000,00. Está falando do salário ínfimo. E de médico a FSP fala?). É claro que nem todos os cursos superiores resultam na mesma desproporção, mas não se pode negar que detentores de títulos universitários são mais bem remunerados, em geral. 
A cobrança direta de mensalidades é uma possibilidade entre outras. Seu efeito mais nocivo seria dificultar a entrada de estudantes sem recursos, mas pode ser mitigado por programas de bolsas de estudo e empréstimos a juro baixo. 
Existem alternativas, porém, como o pagamento de alíquota adicional do Imposto de Renda por egressos da universidade pública. Mas o mecanismo seria muito vulnerável à ocultação de renda e exigiria uma burocracia própria. 
Outra opção seria criar um serviço social compulsório para formados em instituições oficiais. Um médico formado numa universidade federal, por exemplo, passaria determinado período trabalhando onde o governo determinasse. 
Essas são apenas algumas das propostas. O importante é que se discuta o modelo de financiamento das universidades como forma de promover mais justiça social.
**********************************************
FICO CONSTRANGIDA EM LER UM EDITORIAL DESSE! Quando falamos que nossos alunos não sabem escrever e não apresentam um texto lógico esqueço que dirigentes da elite brasileira, donos de jornal também não apresentam lógica. FICA aqui a patifaria da escrita. Da ideologia mascarada em jornalismo.