sábado, 28 de julho de 2012

Debates...


Sábado, 28 de Julho de 2012

O capitalismo não é ético


Teresa Forcades nasceu em 1966, é médica, teóloga e monja. E é uma mulher extraordinária. Muito corajosa, fala claro e sem complexos.

Numa entrevista a um canal catalão defende que o capitalismo não é ético e faz a sua denúncia de uma forma desassombrada. Segundo ela, o mercado "foi sempre regulado a favor de certos interesses: da realeza, interesses protecionistas, da classe dominante, do parente dos governantes de turno." Mercado livre é "uma hipocrisia, uma falácia".


Retenho um exemplo que me parece lapidar. Teresa exemplifica que "no mosteiro, temos uma pequena empresa de cerâmica e há uma pessoa de fora que lá trabalha; se lhe pagarmos um euro e ganharmos mil, o capitalismo dirá: que bem! Mas isto é indigno, pois vai contra a dignidade do trabalho." As diferenças matam a democracia, "talvez esteja bem que eu ganhe um e tu ganhes quatro ou até dez, mas mil não pode ser de modo nenhum".

Isto tem muito significado.

Eu disse coisas semelhantes numa Tedx Talk em Abril de 2012. E isto não é uma revolução (grande música de Tracy Chapman).

A ética, a responsabilização e o mérito são valores basilares de qualquer sociedade democrática justa e saudável.

Nota: este texto foi originalmente publicado em http://www.re-visto.com

2 comentários:

  1. O título do post, é sem dúvida uma verdade incontornável, a todos os níveis, e em todos os aspectos e sectores da sociedade.
    E o facto de o ser, não nos obriga a conduzir o olhar para as teorias Marxistas, ou para a resolução do Parlamento Europeu «salário igual para trabalho de igual valor». Basta atentarmos nas discrepância dos lucos e sobretudo, no que refere Teresa Forcades "Mercado livre é "uma hipocrisia, uma falácia".
    Mercado livre foi criado sob a capa "transparente" da livre concorrência, tendo como resultado, preços mais baixos e portanto, mais acesso para o cidadão com menos recursos, poder adquirir os bens necessário.
    Assim é, ou seria, se não desse lugar aos tais interesses proteccionistas das classes dominantes.
    Tudo isto não seria trágico, se o produto desse cúmulo capitalista, voltasse à sociedade como investimento em áres de produção, industrialização, promução, etc. Criando riqueza, mas distribuindo-a através do trabalho e da especialização do mesmo.
    Mas não, os milhares de milhões, são usados no desmantelamento das empresas que podem de alguma forma reduzir-lhes os lucros e o cúmulo do capital.
    Em suma, uma sociedade inteiramente corrompida e prostituída ao poder que o capital confere.
    Responder
  2. É uma afirmação tão gratuita e inútil como dizer que a Natureza não é ética, ou que a História não é ética. Que novidade.

    Alguma vez o capitalismo pretendeu ser ético? Alguém lhe gabou essa qualidade?

    E na Noruega, na Suíça ou no Canadá, países onde se vive melhor e com mais justiça? o capitalismo não é o mesmo? Se calhar é mais ético o regime da Coreia do Norte? ou a sociedade rural de Timor ?

    Questão totalmente descabida e mal posta. Proponham de uma vez um modelo social e económico mais justo, mais livre e que funcione. Isso é que era ético. Propor.
    Responder