quarta-feira, 30 de maio de 2012

E a universidade merece.


Unicamp é a 22ª no ranking da QS

29/05/2012 - 15:00

15
A Unicamp é a única universidade brasileira a aparecer no ranking mundial das 50 universidades criadas há no máximo 50 anos, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (28) pela empresa Quacquarelli Symonds (QS). Aos 45 anos, ela aparece na 22ª posição. Quatro entre as sete primeiras classificadas são instituições asiáticas, o que reflete, segundo a QS, o aumento dos gastos de países como China, Coreia e Cingapura em pesquisa e na educação superior. Na próxima quinta-feira (31), será a vez do The Times Higher Education Supplement divulgar o seu ranking das melhores entre as mais “jovens”.

“A expectativa é que a Unicamp apresente o mesmo desempenho no ranking do The Times, que é um dos mais prestigiosos do mundo”, disse o reitor Fernando Costa. Segundo ele, a boa colocação no ranking divulgado pela QS se deve ao modelo implantado desde a fundação da universidade, em 1966, e que faz da pesquisa um elemento de qualificação do ensino em todos os níveis, e das relações com a sociedade um componente intrínseco da atividade acadêmica.

“No caso da Unicamp, certamente pesaram nessa boa colocação densidade de seus programas de pesquisa, a inserção internacional de seus pesquisadores e a capacidade de inovação”, disse o reitor. Ele também destacou o esforço continuo na contratação dos melhores professores e na formação de estudantes que possam atuar como protagonistas  nas diversas áreas do conhecimento. “Por todos estes indicadores, a Unicamp orgulha-se de pertencer ao grupo de instituições públicas cuja atuação vem resultando em indiscutível contribuição à sociedade, nas mais diversas áreas. 

A Universidade Chinesa de Hong Kong lidera o ranking, seguida pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e pela Universidade de Warwick, da Grã-Bretanha. Completam a lista das cinco melhores a Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, e o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia Avançada, da Coreia do Sul.