segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Portal R7 e Home page da Unicamp. Terrorismo do bem...barrigona prejudica a ereção...

Barriga de chope pode indicar doenças e problemas de ereção. Veja como acabar com ela

Má alimentação e sedentarismo são os maiores culpados. Previna-se com dicas de exercícios
Camila Neumam, do R7
Publicidade
A famosa “barriga de chope”, antes cultuada por alguns homens, passa a ser cada vez menos bem-vinda por eles. Isso porque o atual padrão de “macho desejável” nunca foi tão sarado. Haja vista os galãs cada vez mais fortes e de barriga tanquinho.




De acordo com uma pesquisa britânica, quatro em cada cinco homens se dizem insatisfeitos com o seu corpo, principalmente com a barriga. Ainda segundo a pesquisa, 35% deles trocariam um ano de vida para chegar a uma boa forma física.

No Brasil não há uma pesquisa a respeito, mas segundo os especialistas consultados pelo R7, os brasileiros também vêm demonstrando preocupação com o abdome proeminente.

De acordo com a endocrinologista Vivian Estefan, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, o homem tem de saber que já tem uma predisposição a acumular gordura na barriga com o passar dos anos, deixando o corpo com um formato de maçã – barriga redonda, mas braços e pernas finas. Diferente da mulher, cuja gordura se espalha pelo corpo.

- [O homem] vai gastando menos calorias com os anos porque o metabolismo fica mais lento. Paralelamente ficam mais sedentários, preguiçosos e cometendo mais erros alimentares.

Apesar de essa barriga a mais não ser causada necessariamente pelo chope tomado com os amigos, como já foi apontado em estudo, o álcool é sim um vilão para quem quer perder peso, avisa a endocrinologista.

Ela faz uma conta para se ter a real dimensão disso. Enquanto um grama de gordura tem nove calorias, 1 g de álcool tem sete. Isto é, junte a porção de queijo provolone empanado – grande fonte de gordura – com os vários copos de chope?

- As células dessa região [abdome] vão aumentando de tamanho e acumulando gordura porque o número de células gordurosas nessa região já é muito grande. E quanto mais você ingere calorias, mais vão se acumulando em forma de gordura. 

Dupla do bem: alimentação e exercícios 

A boa notícia é que fazer uma reeducação alimentar e começar a praticar exercícios ajudam a diminuí-la e evitar que ela fique pior, explica o diretor associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Miguel de Arruda.

- Conjugar exercícios aeróbios como ciclismo, caminhada, ou corrida com musculação fortalece o corpo e o abdômen. Mas o efeito é muito baixo se fizer só abdominal. Tem que conjugá-lo com exercícios de sobrecarga, de baixa intensidade e alta duração, por pelo menos 30 minutos por dia.

Arruda diferencia a barriga proeminente em dois padrões: a flácida (mais fácil de ser eliminada) e a rígida (muito mais difícil, senão impossível de ser extraída somente com malhação.) Isso porque quem chegou ao ponto da barriga dura, tende a ser sedentário e já ter um acúmulo de gordura muito grande instalado há tempos na região abdominal.

Aliar os exercícios com uma dieta com menos gordura, álcool e doces e mais proteínas, verduras, legumes e cereais integrais ajuda nesses casos, ensina a endocrinologista.

Vivian dá exemplos bem comuns na dieta brasileira.

- O queijo amarelo, o presunto e o salame, por exemplo, são fontes de proteína, mas têm muita gordura. Melhor trocar pelo peito de peru. Da mesma forma com as carnes. Na picanha você está ingerindo proteína, mas muita gordura saturada também. Melhor trocar por um filé mignon, coxão mole, ou preferir carnes brancas, como frango ou peixe, menos gordurosas.

Vale, então, retirar a gordura da picanha antes de comer? Ela explica:

- Só se for antes de cozinhar. Depois não adianta porque ela já foi cozida com a gordura que penetra na fibra da carne. 

Barrigão pode trazer problemas de ereção 

O tamanho da circunferência da barriga pode indicar maior chance de ter doenças como diabetes, pressão e colesterol altos, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), podendo culminar em cirrose e em um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Há ainda um risco maior de ter dificuldades de ereção por causa de problemas vasculares decorrentes da obesidade, segundo o urologista Celso Gromatzky, membro do Núcleo de Urologia do Hospital Sírio-Libanês.

- Esse aumento de gordura nas vísceras está relacionado aos diabetes e à hipertensão que são os grandes vilões da função eretiva do pênis. Quando você pega um paciente com a circunferência abdominal aumentada, ele tem uma probabilidade de ter uma ou mais dessas doenças e até todas em conjunto.
06/05/2011

Você sabe os mitos e verdade sobre as “gordurinhas”?


Os exercícios abdominais diminuem a gordura da barriga?