sábado, 21 de janeiro de 2012

Marta Bellini...

E em Portugal...

Do Blog de Joana Lopes, Portugal

«É como se os assalariados portugueses estivessem a cumprir uma pena ou um castigo»


«A táctica é velha e faz parte de uma estratégia de tensão: trata-se de atordoar o adversário, tolhendo-lhe os meios de resposta. (…)

Não se trata de sacrifícios passageiros mas de um calvário do qual a grande maioria da população não sairá com qualquer réstia de esperança nem com o mínimo vislumbre de dignidade. (…) É mesmo o poder político que, servilmente, toma a iniciativa legislativa para extorquir aos assalariados o carácter nobre do trabalho, da remuneração justa e do descanso. É como se os assalariados portugueses estivessem a cumprir uma pena ou um castigo. (…)

Se houve quem se excedesse no malgastar, no desperdício, como na delinquência financeira, não foram pela certa os que agora são sentenciados a pagar desta forma brutal.

O pior é que esta política não vai resolver nada.»

João Paulo Guerra, Avalanche

De ratos e gatos

do Blog de JOANA LOPES. Portugal

Quando os ratos elegem os gatos


Façam o favor de ler a crónica de Nuno Ramos de Almeida no i de hoje:

«“Tommy” Douglas foi um eminente político social-democrata do Canadá, responsável pela introdução no seu país de um serviço nacional de saúde gratuito. Em 2004, já depois de ter morrido, foi eleito numa votação popular o maior canadense de todos os tempos. O seu discurso político mais conhecido fala numa terra de ratos em que democraticamente os ratos elegem gatos negros que fazem excelentes leis – para gatos. Quando os eleitores estão fartos dos gatos negros, elegem gatos brancos, que misteriosamente continuam a comer ratos e a governar para os gatos.»

Na íntegra aqui.
0 comentários