quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estado de São Paulo, ou Deus ajuda quem cedo madruga. O vício dos deputados de não ir trabalhar, causa surpresas...assim.

Governo cochila e oposição consegue convidar denunciantes de Orlando Silva

Sem a presença de parlamentares da base durante votação em comissão, liderança do DEM aprovou convites para policial e motorista irem à Câmara

19 de outubro de 2011 | 10h 29

Eduardo Bresciani, do estadão.com.br

BRASÍLIA - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara, aprovou na manhã desta quarta-feira, 19, convites para que o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira compareçam à comissão para falar sobre as denúncias feitas contra o ministro do Esporte, Orlando Silva. A votação aconteceu logo pela manhã sem que deputados governistas membros da comissão tivessem chegado ao plenário onde se realizava a reunião.

Veja também:
link Dilma tira poder de ministro e assume as negociações sobre a Copa de 2014
link Oposição pede proteção policial a PM
link ‘Não há, não houve e não haverá qualquer prova contra mim’, diz Orlando Silva
link ESPECIAL: Os escândalos de corrupção do governo Dilma

Policial João Dias (à esq.) após reunião com lideranças da oposição - Andre Dusek/AE - 18.10.2011
Andre Dusek/AE - 18.10.2011
Policial João Dias (à esq.) após reunião com lideranças da oposição

O líder do DEM, ACM Neto (BA), pilotou a estratégia da oposição. Percebendo a ausência de adversários, foi pedida a inversão da pauta para votar os requerimentos antes de qualquer outra decisão da comissão. A oposição também não pediu a palavra para debater e a votação aconteceu de forma rápida.

"O governo dormiu e nós aproveitamos. Pedimos inversão, não discutimos e aprovamos. De governista só tinha o José Mentor (PT-SP), mas ele não é membro. Agora não há mais o que fazer e o convite está feito", contou ACM Neto ao Estado.

João Dias Ferreira comanda duas associações que tiveram convênios com o Ministério do Esporte, denunciados como fraudulentos. Ele denunciou que o ministro Orlando Silva cobra propina de contratos com a pasta. O motorista Célio Santos Pereira trabalha com o policial e disse à revista Veja que o ministro teria recebido dinheiro em caixas de papelão na garagem do prédio onde funciona a pasta. O ministro nega as acusações e promete processar os dois acusadores.