segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Para registro.

Adunicamp Notícias (15/08/2011) - Divulgação a pedido dos Profes sores Fernando Alvarez, George ...

De:
Imprensa Adunicamp

Adunicamp Notícias – 15 de agosto de 2011

Por solicitação dos Professores Fernando Alvarez, George Kleiman, Guillermo Cabrera, Luiz E. Oliveira e Omar Teschke, todos do IFGW, estamos divulgando abaixo uma Carta Aberta aos Docentes da Unicamp; trata-se de comentário, lido no Expediente da reunião do Consu de 02/08/2011, sobre a recusa recente, deste Conselho, de considerar um recurso da Congregação do IFGW.

Confira a carta abaixo:


Carta Aberta aos Docentes da Unicamp

No dia 31 de maio de 2011, o Conselho Superior (Consu) da Unicamp votou contra recurso da Congregação do IFGW e por alocar uma segunda vaga para concurso de Professor Titular no IFGW (foram 29 votos favoráveis, 24 contrários e 7 abstenções pela alocação da vaga). Tal resultado frustra o processo estritamente acadêmico pelo qual a Congregação do IFGW decidiu, de forma inequívoca, contra a abertura da segunda vaga (foram 17 votos contrários à abertura, 7 favoráveis e 5 abstenções).

Tal resultado cabe dentro das atribuições do Consu. Deploramos porém que os argumentos de interesse acadêmicos e institucionais ficaram em segundo plano, prevalecendo recorrentes alegações de Conselheiros sobre conflitos de interesses e perseguições políticas que não são verdadeiras e são ofensivas à Congregação e seus membros.

Lamentamos que parte da representação Docente tenha se pautado pela defesa de interesses de grupos articulados politicamente, seja de situação ou de “oposição”, para agredir uma decisão acadêmica e institucional tomada pela Congregação do IFGW.

Lamentamos que um pequeno número de Diretores de Unidades e de membros da Administração Central tenha ignorado o perigo, para o futuro institucional de todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da Unicamp, do precedente de uma decisão acadêmica de Congregação de Unidade Acadêmica ser desrespeitada.

Concluindo, lamentamos que um Instituto com a história e tradição do IFGW tenha sido desrespeitado e ofendido. Temos a certeza que o Conselho Universitário da Unicamp, ao quebrar uma tradição de respeito às decisões acadêmicas das Congregações de Unidades de Ensino e Pesquisa, saiu enfraquecido com a Academia neste episódio.

Fernando Alvarez -
Prof. Titular, Depto. de Física Aplicada - IFGW
George Kleiman - Prof. Titular, Depto. de Física Aplicada - IFGW
Guillermo Cabrera - Prof. Titular, Depto. de Física da Matéria Condensada – IFGW
Luiz E. Oliveira - Prof. Titular, Depto. de Física da Matéria Condensada – IFGW
Omar Teschke - Prof. Titular, Depto. de Física Aplicada - IFGW