sexta-feira, 24 de junho de 2011

Marta Bellini.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Panópticos, prisões e normalização ...







AI WEI WEI, prisão e panóptico


As notícias sobre o retorno do artista chinês AI WEI WEI não são animadoras. Saiu da prisão inesperadamente e não quis comentar nada com jornalistas. Parece que está intimidado. Aliás, uma prisão comunista chinesa nada deve a qualquer outra prisão. Ficará VIGIADO pelos olhos panópticos dos agentes comunistas chineses.


Abaixo a notícia do DER SPIEGEL pela UOL

[...]


Intimidação bem sucedida
Não se pode descartar, tão pouco, que a polícia possa em breve voltar a prender Ai Weiwei. É possível, no entanto, que os promotores e Ai Weiwei tenham chegado a um acordo. Por exemplo, o artista pode ter pago uma certa quantia e, em troca, a polícia teria retirado as acusações de evasão fiscal contra ele ou encerrado o caso após algum tempo.

Ao sequestrar Ai Weiwei, o Partido Comunista sem dúvida conseguiu atingir um objetivo: ele intimidou profundamente os ativistas dos direitos humanos. Nos últimos meses dezenas de ativistas tiveram um destino similar ao de Ai Weiwei, tendo sido sequestrados, interrogados e ameaçados.

Segundo as últimas informações, o advogado de direitos civis Xu Zhiyong está novamente desaparecido desde a quarta-feira. A mulher de Liu Xiaobo, Liu Xia, ainda se encontra sob prisão domiciliar. O ativista dos direitos humanos cego Chen Guangcheng foi recentemente espancado na sua casa, de acordo com a mulher dele. Desde a sua libertação da prisão em setembro do ano passado, ele e a família têm sido assediados e são mantidos isolados do mundo exterior.