quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Globo

05/05/2011 às 08:59

Quando se justifica a divulgação de fotos 'horrendas' e 'potencialmente incendiárias' como as de Bin Laden?

O Globo

RIO - O presidente Barack Obama decidiu não dovulgar as imagens de Osama bin Laden, morto numa operação no Paquistão, pelo temor de que possam servir como propaganda extremista e por considerar que representariam um "risco à segurança" dos EUA. Mas em que situação a divulgação fotos como as do terrorista - consideradas "horrendas" e "potencialmente incendiárias" - se justifica? Confira a seguir a opinião de especialistas sobre o tema.

VOTE : Uma eventual foto de Bin Laden deve ser publicada pela imprensa?

FOTOGALERIA : Confira as fotos de mortos após operação dos EUA (imagens fortes)

LOUROS DA VITÓRIA :Bush se afasta, mas republicanos tentam dar crédito também a ex-presidente por morte de Bin Laden

"Mostrar foto de cadáver nessa situação é acentuar o ódio já latente nessas populações. Se o Bin Laden foi mesmo morto, a mostra do DNA dele é mais do que suficiente”, Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp.

“Se for uma imagem grotesca, nesse caso o importante é mostrar a prova, ou seja, o DNA. Se a foto for divulgada pelo governo, aí cabe à imprensa divulgar também”, Carlos Alberto di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra.

“Esse é um problema do governo americano. Se a foto for divulgada, caberá à imprensa analisar de que forma pode apresentar de uma maneira que atenda os preceitos morais e religiosos das pessoas”, Alberto Dines, jornalista.

“Geralmente, evitamos imagens gratuitamente chocantes sem valor jornalístico. Mas fotos de Bin Laden morto certamente têm um grande valor jornalístico”, Bill Keller, editor do “New York Times”

“Somos um jornal de família. Sabemos que crianças também veem o nosso jornal e não queremos publicar nada gratuitamente. Mas não queremos esconder o que está acontecendo”, Liz Spayd, editora-chefe do “Washington Post”:

“A sociedade tem o direito de saber. Devem divulgar a imagem. Mas uma imagem sem detalhes que chocam, principalmente o público infantil”, Fernando Oliveira Paulino, professor de Comunicação e Cidadania da Universidade de Brasília

“É de interesse público a divulgação das fotos do Bin Laden? Acho que sim. Momentos históricos exigem determinadas imagens. Com bom senso e decência, é claro”, Celso Schroder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.