segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marta Bellini...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que aspear quer dizer?







O reitor da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá publicou - como lhe é de direito - sua versão no Blog do Campana, Curitiba.


A carta toda do pró-reitor está aqui com os comentários dos leitores. Faço uma análise retórica apenas desse parágrafo porque não vale meu tempo fazê-la por inteiro.


************************************************

Escreveu o pró-reitor:


O motivo da “expulsão” do Prof. Marcos deve-se ao fato de ele ter emitido o pagamento de uma bolsa a uma aluna do Programa, tarefa esta que cabia à coordenação do programa e não a ele. Neste período a coordenação do PCM estava na responsabilidade dos professores Luzia Marta Bellini e Valdeni Soliani Franco.

*******************************


Primeiro: as aspas da expulsão são significativas. Aqui significante e significado conforme os estudos de linguística, são dificíeis de estabelecer. O significante quando dizemos queijo diz respeito à forma redonda e à cor branca ou amarela do queijo. O que seriam as aspas? Do ponto de vista gramático, aspas seriam o destaque para algo: significante? Ou significado? Nesse caso, o pró-reitor usa os dois.



MAS, caros colegas, aqui temos uma QUESTÃO MUITO IMPORTANTE: as aspas foram inventadas pelos nazistas para categorizar as pessoas que perseguiam, que se opunham às suas VERDADES (sem aspas?). Ou seja, para bom entendedor, as aspas significam camuflagem. É simples assim. Quando passa alguém GAY na nossa frente, o "aspento" (notem as aspas), diz: ele é "alegre" balançando seus dedinhos no ar com as aspas. Quando passa uma mulher liberal, de esquerda, bonita, inteligente que PEITA PATRÕES ela é descrita como UMA MULHER "difícil", "problemática" para aqueles que odeiam ser contrariados pelo gênero feminino. Então, o que aspas querem dizer? Querem apenas desviar o assunto ou queimar o oponente. Grande aspas! Tem um sentido TERRÍVEL na verdade e na mentira. PALMAS PARA AS ASPAS. São dois sinaizinhos PODEROSOS!


Segundo:


o PRÓ-reitor que trabalha como ADMINISTRADOR e DEVE SABER MUITO BEM - não se expulsa ninguém numa instituição pública. Se discute com os CONSELHOS e se vota. E isso foi feito, com ata e tudo. LEGALMENTE.


PERGUNTO NOVAMENTE AOS ADMINSITRADORES DA UNIVERSIDADE:


PODEMOS PAGAR UMA BOLSA DE DOUTORADO POR CONTA PRÓPRIA? PODEMOS IGNORAR AS REGRAS E AS NORMAS DA INSTITUIÇÃO SÓ PORQUE QUEREMOS?


Eu não vou responde isso por motivos óbvios.


Outra pergunta:


- podemos pagar mais de uma bolsa a um só aluno?



Então, as aspas do professor que está há 21 anos (e estou há 25 anos, só quatro aninhos a mais) na UEM procedem?


SIM e NÃO.


SIM, se entendermos que a Universidade é casa da Mãe Joana. Eu posso me sentar na cadeira do reitor hoje e assinar para ele. Eu posso representar o reitor ou o pró-reitor onde eu quiser. Eu posso dar bolsas para quem eu quiser. E quantas eu quiser.


NÃO, se entendermos que dinheiro público deve ser RIGIDAMENTE fiscalizado, e bem usado. Afinal, meu pai levantava as quatro da manhã, dormia as vinte e três horas e sempre pagou o imposto de renda para o benefício social. Social, eu digo. Isso eu aprendi com ele.



E para terminar, boas aspas! E basta! rai kai!

P. S. Na minha opinião, a carta do pró-reitor mostra que ele tem LADO. Que ele tem torcida. E é contra o meu "time". ASPAS!