terça-feira, 10 de maio de 2011



Brickmann & Associados Comunicação Brickmann & Associados Comunicação - B&A - 10/05/2011 - www.brickmann.com.br




"Quem pode, pode", Coluna Carlos Brickmann

Coluna de quarta-feira, 11 de maio

Os ministros da Suprema Corte dos Estados Unidos, o mais poderoso tribunal do país mais rico do mundo, não têm carro oficial. Os senadores americanos, cujo poder e influência são bem maiores que os dos senadores brasileiros, não têm carro oficial. Na Justiça brasileira, de desembargador para cima cada um tem seu carro oficial com motorista. O Senado brasileiro tem carro oficial para todas as Excelências (e, aliás, está trocando neste momento sua frota de carros de luxo). E não é só o Senado: a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, depois de 20 anos de abstinência, voltou aos velhos hábitos, e aprovou verba de pouco mais de R$ 3 milhões para comprar carros importados Jetta, modelo 2012, com câmbio automático e bancos de couro. Os vereadores sabem o que é bom - para eles. O Metrô do Rio não tem verbas para acelerar sua expansão. Mas para que Metrô, se Suas Excelências os senhores vereadores vão andar de carro importado?

Como sabe qualquer empresa privada, a despesa de um carro não é só com o carro. É preciso ter seguro completo, manutenção, segurança, manobristas. Estacionamento coberto, claro, para proteger das intempéries os veículos comprados com dinheiro público. Câmeras de vigilância, sem dúvida. E equipes terceirizadas para acompanhar, real time, as imagens dos estacionamentos. Haja verba!

No caso dos vereadores do Rio, ainda haverá uma pequena economia: dois vereadores não necessitarão de carros, porque estão presos. Os veículos só serão entregues aos nobres vereadores que ainda estejam soltos.

Lula disse

O ex-presidente Lula já informou a seu partido que o candidato ideal à Prefeitura de São Paulo deve ser um nome novo (seu sonho, dizem, é Fernando Haddad, o ministro da Educação). Mas é muito provável que o nome novo para a candidatura em São Paulo seja o de Marta Suplicy, que já foi prefeita, que já foi candidata derrotada à Prefeitura, que foi ministra e deputada federal, que é senadora.

Marta tem o controle do PT paulistano e Rui Falcão, presidente nacional do partido, é seu aliado; e, em entrevista ao jornalista Rony Curvelo, do programa Jogo do Poder, da CNT, que deve ir ao ar neste domingo, às 15h00, confirmou que será candidata à Prefeitura - ou, falando em politiquês, que "colocará seu nome à disposição do partido".

E Haddad? Continua sendo um nome novo.

Sortuda

O destino tem sorrido a Dilma. O presidente venezuelano Hugo Chávez, aquele que gosta de deixar o anfitrião esperando, simula intimidade e tenta se associar a refinarias sem gastar nada, deveria vir ao Brasil e ser recebido por ela com um almoço no Planalto. Mas contundiu o joelho e teve de adiar a viagem.

Muito barulho...

São quatro mil prefeitos em Brasília, juntos, reivindicando acesso aos rendimentos do petróleo do pré-sal, pedindo que verbas destinadas aos municípios não entrem no corte dos gastos públicos, tudo num valor aproximado de R$ 28 bilhões. O acesso aos royalties do petróleo foi aprovado pelo Congresso e vetado pelo então presidente Lula; os prefeitos, reunidos na 14ª Marcha em Defesa dos Municípios, querem que o Congresso derrube o veto.

...por nada

A presidente Dilma foi muito cordial com os prefeitos. Mas dinheiro, que é bom, disso podem desistir: o Congresso raramente derruba vetos. E cortar despesas dos outros é muito mais fácil, para o Governo, do que cortar as próprias.

Preste atenção

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cacique supremo do PSB nacional, ensaia um novo caminho: apresentar-se ao país com identidade própria, não apenas como aliado do PT e da presidente Dilma Rousseff. Campos, o governador proporcionalmente mais bem votado do país, pensa em disputar, um dia, a Presidência da República. Tem tempo para isso: ainda não chegou aos 50 anos. Tem base: seu partido vem se fortalecendo a cada eleição. No Sul ainda é fraco, mas ensaia um bom acordo com o PSD de Gilberto Kassab. E está prestes a receber um bom reforço em São Paulo: Gabriel Chalita, velho aliado do governador Alckmin, e Paulo Skaf, o presidente da Fiesp que virou socialista, vão sair, rumo ao PMDB.

São duas ausências que, para o PSB, preencherão uma lacuna.

A senhora sua genitora

O governador do Ceará, Cid Gomes, é aliado da presidente da República e seu partido, o PSB, apóia o Governo. Mas ele não se constrangeu: irritado com o desempenho do Ministério dos Transportes no Ceará, disse que o ministro Alfredo Nascimento, do PR amazonense, é "inepto, incompetente e desonesto". Estendeu os adjetivos ao DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - "antro de roubalheira". As críticas foram gravadas pelo jornalista Walter Lessa, da Rede Jangadeiro FM de Sobral - a cidade é a base política da família Gomes.

Menos um

A Gol, silenciosamente, acaba de desistir de mais um destino sul-americano. A partir do início do mês que vem, suspende seus voos para Bogotá, Colômbia. Antes, já tinha interrompido a ligação com Lima, no Peru.

carlos@brickmann.com.br
www.brickmann.com.br