segunda-feira, 11 de abril de 2011

Marta Bellini. Que imensa coluna de puxas-saco nos campi! Dá-lhe disciplina supostamente militar!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Louco léxico ...

Imagem: street art

Na mala dos blogues que me trazem os cacarecos encontrei a explicação para puxa-saco. Historicamente essa expressão começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não colocavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. E quem carregava? Os soldados! Estes - OBEDIENTEMENTE - puxavam os sacos/bagagem para cima e para baixo. Daí puxar-sacos igual subserviência. E o puxa-saco passou a definir todos que bajulavam superiores ou qualquer outra pessoa.


O puxa-saco tem até dia de comemoração: 20 de dezembro. É o dia limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Dizem que, nessa data, todos os puxa-sacos saem na surdina pelas ruas à procura do presente de Natal dos respectivos chefes. do Blog Daqui



*******************************

FRASES QUE A GENTE GOSTA MAS NÃO DIZ:


- As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental (do Vinicius de Moraes; mas mesmo assim ofende)


- Tenho medo de gente muito boazinha (da minha avó portuguesa).


- Quanto mais abaixamos mais aparece a parte debaixo do Equador (minha avó também).


- Tenho medo de mulher de voz fininha que diz tudo no diminutivo. Também tenho medo de mulher de voz muito grossa que fala tudo no aumentativo (meu pai).


- Macaco senta no rabo dele e fala dos rabos dos outros (minha avó portuguesa).


- Existem pessoas que se não sofrerem, se não tiverem o prazer do sofrimento, ficam mais loucas do que nunca." (Jorge Volonovich)

- tem gente tão boazinha, tão boazinha que me dá asco. (meu amigo Andréas).


- Desconfio de gente de mau humor; parece que dormiram (a vida) atravessadas. (minha avó italiana)