quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Blog Filosofix. Ramiro : me inclua, desde já, entre os dois milhões de "porcarias" que apreciam o seu Blog. abraço. Roberto Romano

Recebi uma mensagem de uma “usuária” do Blog Filosofix com os seguintes dizeres:

- eu n era usuária dessa porcaria!

- Dessa o que?, caí na bobagem de perguntar.

- Porcaria!, veio a resposta em confirmação.

Isto provocou em mim uma séria reflexão.

Começo por aquela sentença conhecida, segundo a qual “ninguém agrada a gregos e troianos ao mesmo tempo”. Ou, mesmo, nas palavras de Nelson Rodrigues, de que “toda unanimidade é burra”. Mas, de cara, lembro-me bem, minha intenção nunca foi a de agradar, nem a gregos nem a troianos; e também nunca busquei nenhum tipo de unanimidade. Por consequência, refletir sobre o que seja “porcaria”, a partir disto seria um erro.

Resta saber, então, o que faz um visitante em um blog que está prestes a atingir dois milhões de visitas? É claro que a “usuária” que “não era usuária dessa porcaria”, também não quer dizer que os demais visitantes do Filosofix são duas vezes dez porcarias elevadas à sexta potência. Porque não os conhece.

Logo, “porcaria” é uma referência direta à mim, não ao Blog. Em outras palavras, trata-se de alguém que me conhece bem (ou pensa que conhece) e nutriu por mim tal sentimento que se assemelha à náusea.

É possível que, nos cursos das vidas, seres humanos sejam apedrejados, exterminados, criticados, destruídos, justiçados ou injustiçados, que errem e se desculpem (ou não se sintam obrigados), e até mesmo que acertem e se desculpem (mesmo sentindo-se obrigados a tanto). Mas no meu caso – e do Blog Filosofix -, nenhuma dessas alternativas cabe, porque não se trata aqui de destruir ou edificar, pela seta que contém o veneno do xingamento que atende pelo nome de “porcaria”; trata-se de uma opinião sincera, verdadeira, que brotou de um fundo de alma (seja essa alma, a alma que for), sem a intenção de corrigir as rotas do “Barco” Filosofix ou mesmo encorajar a alma de seu “Timoneiro”.

Foi apenas uma opinião natural, espontânea, honesta:

- Porcaria!

É bom, portanto, que os outros quase dois milhões de Usuários e Navegantes que passam pelo Blog Filosofix saibam – sem a menor sombra de dúvidas -, que nem tudo aqui é mar de brigadeiro ou céu de almirante.

Que saibam – porque confesso de peito aberto – que há (digo, que houve) pelo menos um que entende ser o Blog Filosofix (isto é, eu próprio) uma porcaria. E mais: visitou o blog (isto é, eu próprio) sem ser obrigado a fazê-lo, sem pagar um tostão para entrar e sair quando bem entender, gozando da mais plena liberdade de opinião e acertando em cheio uma bofetada em quem assina posts, artigos, crônicas, fábulas e o que mais for porcaria.

O anonimato costuma ser uma bênção!

Sendo assim, peço desculpas aos demais visitantes do Blog Filosofix se, eventualmente, também tiverem algo a apontar como indevido. Nunca no todo (pois como vimos não estariam aqui seguidamente para usufruir de porcarias), mas em parte.

À “ex-usuária” que concluiu – à tempo para salvar a própria alma – que entre nós só há porcarias, não tenho nada a dizer; e até mesmo isto seria dizer muito.

Espero poder atingir a marca de dois milhões de visitas ao Filosofix, mas desde já informo aos amigos e às amigas do Blog (portanto, de mim de alguma forma):

- Só poderemos comemorar quando atingirmos Dois Milhões e Uma Visita!

Logo do Blog Filosofix

postado por Ramiro Corrêa (15/02/2011)