sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os blogueiros da Cloaca. Blog República de Itapeva e o Globo.

No reino da lulosfera

Lula recebe Cloaca e outros amigos no Planalto
O Globo - 25/11/2010

Foi a primeira entrevista coletiva a favor. O Planalto escolheu dez blogueiros chapas-brancas para conversar com Lula. Sem contestação, ele se queixou do noticiário da mídia tradicional. Estava presente o blog Cloaca News, que diz publicar "as últimas do jornalismo de esgoto e dos coliformes da imprensa golpista".

Avesso a entrevistas, presidente abre agenda para falar a blogueiros chapas-brancas no palácio


BRASÍLIA. Na primeira entrevista que o presidente Lula concedeu só para blogueiros, o Palácio do Planalto deu preferência a um grupo que alega representar "blogs progressistas". Boa parte deles aderiu a uma nova classificação e recentemente se proclamou como a turma dos "blogs sujos". Dizem ser uma homenagem ao tucano José Serra, que assim os teria classificado durante a eleição. Na entrevista de ontem, Lula, assim como fazem esses blogueiros, elegeu a grande imprensa como alvo principal. E não poupou críticas aos jornais brasileiros que, segundo ele, torceram contra seu governo.

Entre os convidados para o bate-papo, transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, havia os que usam a internet para uma espécie de guerra santa contra a cobertura das grandes empresas de comunicação. O Cloaca News, por exemplo, avisa, logo na capa, que publica "as últimas do jornalismo de esgoto e dos coliformes da imprensa golpista". E diz que tem a seguinte missão: "Desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país".

No encontro com o presidente, a assessoria apresentou o representante do blog, William Barros, como o "Senhor Cloaca". E foi assim que Lula se dirigiu a ele: "Senhor Cloaca".

No blog, há textos com ataques a todos que fazem críticas ao governo. Os artigos sobre Lula têm principalmente referências elogiosas a entrevistas dadas no exterior. Há também um texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com críticas ao governo. O blog fala que a CNBB liberou bispos para "esculhambarem" o governo, mas depois não assumiu. O Cloaca resume o caso no título: "Vão arder no mármore do inferno".

Durante a campanha, logo após o episódio em que Serra foi atingido por um objeto, o blog postou vários textos ironizando o poder de fogo de uma bolinha de papel. E até incluiu uma ficha do Dops da Bolinha, numa referência à suposta ficha da presidente eleita, Dilma Rousseff, publicada na imprensa.

Entre os convidados havia ainda o Blog do Miro, de Altamiro Borges, que diz ter montado na internet "uma trincheira contra a ditadura midiática". Ele reproduziu no blog e-mail que circulou na internet com o título: "45 razões para não votar em Serra". Também participaram da entrevista Altino Machado (Blog do Altino), Maria Flor (Blog da Maria Flor), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).

Lula pediu a um assessor para identificar os blogueiros antes de cada pergunta. Rovai explicou que a entrevista foi pedida em agosto, durante o I Encontro de Blogueiros Progressistas, em São Paulo. Foram escolhidos dez para participar do encontro.

- É a primeira vez que um presidente recebe a blogosfera no Palácio do Planalto. Isso sinaliza um outro momento no contexto midiático nacional - elogiou o jornalista.

A partir dali, o encontro se transformou numa trincheira de um dos mais duros ataques do presidente à imprensa. Estimulado pelos blogueiros, Lula criticou a cobertura da mídia. Disse que o setor precisa de regras de atuação e defendeu restrições ao capital externo no controle de empresas de comunicação. Segundo ele, regulação não é crime; censura é que é crime:

- Tenho problemas, são públicos, na minha relação com o que vocês chamam agora de mídia antiga. De vez em quando eu digo que vou ter orgulho de ter terminado meu mandato sem ter almoçado em nenhum jornal, em nenhuma revista, em nenhum canal de televisão. Não precisei almoçar, não precisei jantar para poder sobreviver. Sei que durante muito tempo eles torceram para me derrotar. Mas eu sei que sou o resultado da liberdade de imprensa nesse país.

Lula apontou o dia do acidente com o avião da TAM, em SP, como o mais triste dos 8 anos de governo. Críticos responsabilizaram a fiscalização das condições da pista - e portanto, o governo - pelo acidente.

- O dia em que sofri mais foi no acidente do avião da TAM em Congonhas. Nunca vi tanta leviandade... Foi o dia mais nervoso da minha vida. Não quero que isso se repita - disse Lula.

Segundo ele, o governo deve preparar um projeto até o fim do ano para que Dilma encaminhe ao Congresso. Lula sustenta que é necessário criar mecanismos que permitam a punição de autores de denúncias falsas.

Mesmo com críticas à imprensa, o presidente defendeu o controle externo do capital estrangeiro no setor. Hoje, estrangeiros podem controlar, no máximo, 30% de uma empresa de comunicação. Dirigentes de emissoras de rádio e TV reclamam que a regra não está sendo cumprida. Empresários estrangeiros estariam assumindo o controle de portais que fazem papel de jornal, rádio e TV. Para Lula, é importante deixar as regras ainda mais claras:

- Acho que é diferente ser dono de um banco e ser dono de um meio de comunicação. Acho que nós precisamos ter claro que um trabalha com o bolso e outro trabalha com a cabeça das pessoas. Então eu acho que a gente precisa ter um certo controle da participação de estrangeiros sim. A gente não pode abrir mão do controle.

Lula voltou a criticar duramente Serra por supostamente simular ter sido gravemente ferido no Rio. O presidente disse que perdeu três eleições e que poderia ter perdido cinco, mas jamais teria coragem de fazer aquela cena.

- O Serra tem que pedir desculpa para o povo brasileiro - disse.






Site Puppies and Flowers

David Cerny — Brown Nosers installation

brownNose.jpg

For this installation the viewer has to climb the ladder and look inside to see video.

(the link to Futura gallery seems to be broken but you get the idea.)

See more works at DavidCerny.cz







São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Entrevista a blogueiros não foi chapa-branca, diz "Sr. Cloaca"

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA
BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Convidado para o encontro do presidente Lula com blogueiros que se classificam como "progressistas", o publicitário William Barros, que se apresenta na internet como "Sr. Cloaca", afirmou que o evento "não foi uma entrevista chapa-branca".
Ele disse que o tom da conversa, marcada por elogios ao governo e ataques à imprensa, surpreendeu. "Achavam que seria chapa-branca, inclusive os leitores dos blogs. Mas não foi!"
Barros escreve no blog "Cloaca News", cujo subtítulo é "As últimas do jornalismo de esgoto". A página se dedica a defender Lula e a atacar políticos de oposição.
O tópico mais citado é "José Serra": até ontem, havia 142 posts contra o tucano. Outro alvo preferencial são os veículos de comunicação, chamados de "imprensa golpista" e "máfia midiática".
O blogueiro assessora políticos do PT-RS, mas evitou o assunto. "Não é importante, não sou famoso. Famoso é o Sr. Cloaca", disse. O site tem link para o portal do futuro governo de Tarso Genro (PT).
Animado, ele se posicionou ao lado de Lula para a foto oficial. Após o clique, deixou o Planalto gabando-se da notoriedade instantânea. "O Lula me chamou depois... "Vem cá, ô Cloaquinha!'"