domingo, 21 de novembro de 2010

It´s about nothing.

domingo, 21 de novembro de 2010

Buraco Negro civilizatório

Comentei nesta semana aqui neste blog uma reportagem da Revista Veja sobre assassinos nacionais, onde constavam quase 100 depoimentos de criminosos e em todos estes depoimentos o arrependimento ou remorso por matar não encontrava espaço. O que havia era culpar a própria vítima pelo crime e uma espécie de “ossos do ofício” ou “acidente de trabalho” a vítima não permitiu o bandido profissional fazer o seu trabalho. Disse que em qualquer país civilizado estes criminosos seriam considerados como psicopatas sem condição de recuperação. A leniência do judiciário nacional com estes monstros é reflexo de uma sociedade igualmente leniente com o crime, fruto de uma distorção bizarra do perdão cristão com teorias libertárias fundidas neste processo.
Neste número da mesma Revista Veja há este comentário nas cartas dos leitores:

“Chamar de ‘bandido’ quem matou por motivos passionais é muito! É preciso mais cuidado”.
- Psicanalista –

Não vou divulgar o nome do sujeito, mas aposto que é um destes bem caricatos com o cavanhaque Freud. Não sei o que me causa mais espanto o argumento ou o tom de censura e ameaça da frase. Não tenho mais nomes para classificar o Brasil o que me resta agora é classificar isto aqui como um buraco negro da civilização. Talvez esta figura possa expressar mais fielmente o que penso desta sociedade distorcida e doente.
PS: O sujeito deve cobrar uns 200 ou 300 reais a hora para aconselhar pessoas com sérios problemas. Tendo em vista os seus argumentos dá para imaginar a qualidade do serviço prestado.