quinta-feira, 14 de outubro de 2010

It´s about nothing.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FHC desafia Lula a debater 'cara a cara' quando o mandato do molusco terminar

“Estou calado há muitos anos ouvindo. Agora, quando o presidente Lula vier, como todo candidato democrata eleito, de novo, perder a pompa toda, perder o monopólio da verdade, está desafiado a conversar comigo em qualquer lugar do Brasil. No PT que seja”, discursou FHC. (trecho da Folha de S. Paulo)

Se acho Fernando Henrique Cardoso o máximo? A resposta é não. Se penso que Fernando Henrique Cardoso é maravilhoso e um modelo acabado de estadista? A resposta também é não. Mas reconheço que FHC foi o maior estadista e o melhor presidente da história brasileira. (Para ver como nossa república é uma lástima).
O governo Fernando Henrique teve falhas e pecou em várias áreas, as principais foram: Educação e Segurança Pública. Também errou na imposição do politicamente correto na sociedade brasileira (imitação do que Clinton fazia nos EUA. FHC sempre admirou Clinton), em não fazer as reformas necessárias quando teve oportunidade (judiciária, fiscal e política), insistir e instituir a reeleição, fazer concessões e conchavos com o PMDB e com a banda podre política nacional, dar força ao MST ao conceder status de movimento social ao grupelho e abusar das medidas provisórias ao governar. Fora isto FHC tirou o Brasil de um estado semi-industrial, abriu a economia do país e enxugou a estatização com as privatizações, deveria ter privatizado mais.
Não interferiu no processo eleitoral de sua sucessão (esta é principal mágoa do tucanato com FHC por isto ele não aparece em campanhas hoje) se afastou do partido e praticamente da vida política e pública. Convenhamos fato raro no Brasil um ex-presidente não se tornar o maior cacique em seu próprio partido.
O petismo aproveitando de sua rede de desinformação, maciça propaganda e da boa velha falta de memória do brasileiro criou o legado de mentira da herança maldita (o sucessor de Lula a verá com quase 100 bilhões de dívida pública) e com o mito que Lula construiu o Brasil. Escutar o molusco e seus lambe-botas discursando dá a impressão que antes de janeiro de 2002 o Brasil era um aldeia miserável desprovida de tecnologia e economia. Agora passados oito anos estamos ricos, felizes, prósperos e donos de um império tecnológico.
Lula é um covarde e jamais aceitará o desafio de FHC. Na realidade Fernando Henrique é uma antiga obsessão de Lula nestes oito anos só falou do ex-presidente.
Se hoje o governo Lula não afundou o Brasil economicamente é por manter de maneira ortodoxa o modelo econômico implantado por Fernando Henrique, mas a visão tacanha de seu partido aliada a corrupção desenfreada e tara estatizante nos conduz a passos largos a um profundo abismo que poucos enxergam e se preocupam.
Muitos inebriados pelos números forjados oficiais e pelas propagandas acreditam que seremos a futura potência mundial. Um país que não investe e cria tecnologia fica para trás na história.
Agora o PT e Dilma dizem que Serra privatizará a Petrobrás e o Pré-Sal (que até agora não se sabe como chegar a esta camada). Minha tristeza é que isto é mentira e Serra não o fará. A Petrobrás deveria ser privatizada, a empresa não é “nossa”, mas dos posseiros do governo. É um cabide de empregos e um portal de corrupção e enquanto pertencer ao Estado assim será para todo o sempre. Onde que esta porcaria pode ser um “orgulho nacional” se vende a pior e mais cara gasolina do mundo? Já escrevi que nem banco de praça deve estar sob o cuidado do poder público, pois este é incompetente e corrupto. O banco será deixado aos cuidados de um aliado ou companheiro, será usado como moeda de troca e fonte de geração de impostos.
Não sou destes tolos que crê na mão invisível do mercado e que ele se regule sozinho, pois o mercado também é contaminado por cartéis, máfias, corporações, conglomerados e pessoas igualmente corruptas e inescrupulosas. Creio que o governo deva ser um regulador eficiente, imparcial e soberano na lei. Como disse John Adams: “Um governo de leis, e não dos homens.” O único problema é sabemos o tipo de homens que fazem as leis e zelam por elas neste país.
Mas é neste tipo de coisa que acredito e neste tipo de revolução que penso, somente neste tipo de república atingiremos uma democracia plena, liberdade, igualdade e prosperidade. Somente deixando o cidadão livre para pensar, agir e empreender sem necessitar de um Estado inchado, centralizador, intruso, burocrático, corruptor e controlador. Sem precisar de um pai, um lider de todos para dizer o que fazer e como fazer. Para isto que existem a leis para permear o que é justo e o que não é, para promover a paz e regular a convivência em sociedade.
Mas temos cada vez um governo centrado em homens em um “Pai” ou “Mãe”, em caudilhos populistas. em heróis falsos e em salvadores.
Neste ponto FHC tem muito o que ensinar a classe política do país e ao eleitorado também, tanto não jogou este jogo que uma propaganda construída por João Santana apagou seu legado da mente do eleitorado e o transferiu para Lula.
Por isto Lula jamais enfrentará FHC em um debate. E escreve este texto uma pessoa que tem fortes e enormes ressalvas em relação a Social Democracia (acredito que só funcione na Escandinávia e nem é aplicada em seu estado puro). E que não morre de amores pelo PSDB apenas creio que na atual conjutura é o famoso “mal menor” dentro todos os partidos da política nacional.