sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diario do Comércio, trágico, no mínimo.



No Piauí, Lula volta a se comparar a Jesus

Agência Estado - 14/10/2010 - 22h24

João Brito/Folhapress
Presidente Lula se despede do povo em Teresina. Em seu discurso, afirma: "Eles tinham medo, por isso contavam muita mentira a meu respeito. Diziam que era comunista, porque tinha a barba comprida. Mas Jesus também tinha barba comprida. Tiradentes também." E conclui: "Eu agradeço a Deus e valeu a pena passar esse tempo no governo".
Em despedida num tom de desabafo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a se comparar a Jesus Cristo, ontem, em Teresina, Piauí. O presidente afirmou que Deus se vingou dos senadores que votavam contra seu governo por não lhes dar novo mandato e reclamou daqueles que diziam que ele era comunista porque era barbudo.

Lula participou da solenidade de ampliação do campus Teresina-Central, do Instituto Federal de Educação, onde também assinou ordem de serviço para construção e pavimentação das BRs 235 e 020. Lá, ele se insuflou, quebrou protocolo, se lamentou e atacou os que o enfrentaram durante sua gestão.

O presidente retomou um antigo mote, lembrando a época em que diziam que ele não saberia governar, porque não tinha curso superior. "A arte de governar não se aprende em universidade, senão pegavam um da Academia Brasileira de Letras para ser Presidente. A arte de governar é como a arte de ser mãe, cuidar da família, garantir direitos e oportunidades a todos".

'Sosseguem o facho' – Lula quebrou o protocolo várias vezes. Numa delas, pegou o microfone e bradou: "Vocês sosseguem o facho, apaguem o fogo, porque aqui é um evento oficial da Presidência da República" – dirigia-se à militância, que gritava o nome de Dilma e de Wilson Martins.

Lula disse que agora conta os dias para deixar o cargo. "Em 77 dias, estarei entregando a faixa. Mas saio com a sensação de dever cumprido, de que poderia ter feito mais. Embora não tenha feito tudo, fizemos mais que os outros governos anteriores".

Mais exaltado, disse: "Agradeço a Deus passar esse tempo no governo. Não vamos aceitar que dividam o País em primeira classe, que pode tudo, e em segunda, que não pode nada. Cansamos de ser tratados como segunda categoria".

Jesus e Tiradentes – Lula lembrou que perdeu várias eleições. "Isso serviu de ensinamento, teve muita frustração. Eles tinham medo, por isso contavam muita mentira a meu respeito. Diziam que era comunista, porque tinha a barba comprida. Mas Jesus também tinha barba comprida. Tiradentes também. Quantas vezes tive que responder e pagar o preço, porque a bandeira do meu partido é vermelha, porque tem uma estrela na bandeira, responder sobre aborto. Ficavam jogando casca de banana para ver se a gente caía".

Pobres e vira-latas – Segundo Lula, rico não precisa de governo. Quem precisa de governo é pobre. "Não vamos ficar atrás de números, de estatísticas, porque por trás de cada número tem um ser humano. É preciso governar com consciência e coração. Hoje, pobre pode ser doutor, pode viajar de avião, vai para Europa. Mas o outro governo ficou oito anos e não cuidou do País, não atendeu aos pobres. Ao contrário, fez uma lei que impedia o Governo de cuidar das escolas técnicas. Então valeu a pena eu passar pelo governo".

Ele afirmou que não vai descansar ao deixar a Presidência. "Eu não vou apenas passar o bastão. O povo é que é o dono do País. E não pode permitir que voltemos ao passado do desespero, do descaso. Cansamos de sermos tratados como vira-latas. Não vou me trancar para a velhice tomar conta de mim. A velhice vai ter que correr atrás de mim".

Castigo divino – Sobre a oposição (especificamente, os senadores derrotados Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC), Lula afirmou que "eles pensaram que iam me prejudicar, mas prejudicaram ao povo. Mas Deus escreve certo por linhas tortas. Ele fez a vingança que eu queria e colocou gente de respeito no Senado"