domingo, 3 de outubro de 2010

De Paulo Araújo, a boa contribuição para o conhecimento histórico.

Não sei se você conhece o site www.archive.org.

O about us

http://www.archive.org/about/about.php

Eu já encontrei no site muito material de pesquisa do meu interesse.

Nas minhas andanças pelo archive, encontrei uma obra que nem sabia existir. Trata-se de um estudo em 3 volumes sobre os judeus na península ibérica. Também nada sabia sobre o autor José Amador de los Rios. Mas em uma olhada rápida nos índices dos dois volumes encontrados mostrou que há transcrição na íntegra de documentos eclesiásticos referidos aos judeus.

Encontrei um verbete na wikipedia com notas biográficas sobre o autor

http://es.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Amador_de_los_R%C3%ADos

Eu lhe envio os links que vão abrir diretamente no índice dos volumes disponíveis no site. Há documentos eclesiásticos transcritos na íntegra, por exemplo.

O site archive disponibiliza os textos digitalizados em formatos diferentes. Em alguns em "formato de texto" é até possível "copiar e colar", o que facilita as citações. As cópias em pdf não permitem esse recurso, pois são digitalizadas como imagem. Nem mesmo o recurso do pdf/adobe de pesquisa por palavras é possível. Mas na versão "read on line" do archive é possível pesquisar por palavras. No entanto, como a pesquisa é feita através da versão "full text", e nem sempre as palavras digitalizadas são convertidas corretamente, então pode acontecer da pesquisa não consegue localizar o termo pesquisado. Enfim, nada é perfeito. Mas isso é melhor do que não ter acesso a obras cujos originais estão em bibliotecas inacessíveis ao pesquisador. Com a prática a gente vai aprendendo a "cercar" a pesquisa e minimizar o problema.

Talvez possa interessar a alguém que pesquise o assunto

Índice do Tomo II

http://www.archive.org/stream/historiasocialp00dorrgoog#page/n668/mode/1up

Índice do Tomo III

http://www.archive.org/stream/historiasocialp00rogoog#page/n634/mode/1up

PS: A página vai abrir no formato "read on line" e o título da obra aparecerá sempre acima da texto. Ao clicar sobre ele, você será remetido para a página do archive com as várias opções de leitura, informções sobre a localização do original, datas etc.

Abraços