quinta-feira, 30 de setembro de 2010

G-1. Globo

29/09/2010 12h19 - Atualizado em 29/09/2010 12h19

SP elegerá 70 deputados federais

Estado terá direito a 70 parlamentares na Câmara, em Brasília.
Mandato de um deputado federal é de quatro anos.

Do G1 SP

O estado de São Paulo elegerá 70 deputados federais no dia 3 de outubro. Eles vão fiscalizar o trabalho do governador e até do presidente da República. O político tem para gastar todo mês R$ 200 mil. Deste dinheiro, são R$ 16.512 de salário, mais auxílio-moradia, verba para pagar 25 funcionários e gastos com passagens áreas, telefones. Tudo pago com o dinheiro da população. Em todo o Brasil são 513 deputados federais. O número de deputados por estado depende do número de eleitores. O mandato é de quatro anos e o parlamentar representa o eleitorado.

Tem dúvidas sobre como votar? Mande aqui sua pergunta.

Sua dúvida também pode ser enviada por vídeo para o SPTV. Clique aqui.

Quando se elege um deputado federal, a ele é entregue o direito de representar o povo e tomar decisões que podem melhorar ou piorar a vida do cidadão.

“O deputado federal recolhe os seus votos nas suas regiões, nas suas cidades. Nós temos problemas de saúde, de educação, de segurança, temos problemas de cultura e tudo mais. Então esses deputados levam para o poder federal, para o âmbito federal, esses problemas da sua região. É evidente então que é possível pensar a elaboração de leis que norteiem todos esses problemas”, explica Roberto Romano, cientista político e professor da Unicamp.


Leis
Uma escolha errada pode acarretar consequências sérias. Um parlamentar despreparado faz leis insignificantes, como a que instituiu o dia 14 de janeiro como o “Dia Nacional do Sexo”.

Contudo, outras leis como a do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantiram direitos a milhões de brasileiros. “O ECA, com certeza, é a melhor lei que este país já produziu. Ele é perfeito na forma, no conteúdo, na visão social. Quando o ECA surgiu, em 1990, ele já tinha uma visão para o século 21”, lembra o desembargador Antonio Carlos Malheiros.

Dúvidas
Na próxima sexta-feira (1º), o SPTV vai tirar as dúvidas dos eleitores sobre como votar e quais documentos levar. Ao longo desta semana, uma série de reportagens vai explicar o que faz um deputado estadual, um deputado federal e qual a função do senador. As dúvidas serão respondidas pela assessora chefe de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Eliana Passareli.