sábado, 18 de setembro de 2010

Cara Marta Bellini, Pavlov para as massas....massificadas.

Cara Marta Bellini: avise a sua colega que não sou tucano, nunca fui. Se ela tiver um pingo de ética, verá que durante a ditadura lutei contra o arbítrio de, entre outros, José Sarney e Antonio Carlos Magalhães. O primeiro é sustentado por Lula e o segundo era comensal de José Dirceu no restaurante chic de São Paulo, o Antiquarius. Garrafas de Romanée Conti em profusão. Se ela for reta de intenção e de mente, irá apurar o que digo, em vez de repetir mantras surrados. Quanto a ACM, está na rede até hoje a carta que lhe enviei, em resposta às críticas dele contra mim. Quanto ao PMDB, do qual Lula é aliado (e do qual dizia horrores até data recente), fui processado por um líder peemedebista, o falecido Roberto Cardoso Alves. O título de meu artigo, que me valeu o processo ? "O prostíbulo risonho", sobre o Congresso Nacional.

Passei os oito anos de FHC, criticando o governo dia a dia, hora a hora. O que valeu a perda de cargos, indicações, etc. A entrevista que dei à Revista Caros Amigos, é apenas uma das manifestações minhas. Tucano, quem afirmou que o ministro da educação de FHC mentia? Esta é a manchete da entrevista. Se a sua colega tem retidão de caráter e de mente, repito, ela deveria recordar este ponto.

Critico o PT e o governo Lula, pelos mesmos motivos assumidos em inúmeras mesas redondas, no país inteiro, sobre "ética na política", na qual comigo ombreavam líderes petistas de então, como José Dirceu e outros. E continuarei criticando o PT, a corrupção que ele abençoa, porque não sou realista e não dobro minha espinha a militantes ou militares.

A Folha publicou anteontem as minhas intenções de voto para o próximo legislativo. Veja a sua colega, se ela ainda sabe ler, o nome dos políticos que sufragarei. Se houver um tucano, dou-lhe um doce. Se não houver, ela precisa cuidar mais da lingua, e pensar um pouco mais. Talvez seja tarde, talvez o tico e teco que animam seu cérebro, não mais se encontrem. Pena.

Reflexos condicionados, cara Marta, diga à sua colega, valem para poucas situações de pensamento. Se toda vez que ela escuta ou le uma crítica à santidade que não teme maracutaias e realismos, instalada no Palácio do Planalto, ela berra "tucano", o seu caso é mais para Pavlov do que para a filosofia, sobretudo a de Marx.

Um abração!

RR

sábado, 18 de setembro de 2010

Márcia comenta....


Marta,
O prof. Romano nao tem autoridade alguma nesse processo. É parcial. É tucano até a medula. De modo que esse tópico não tem sentido algum para aqueles que o conhecem.
(E vc?)
Sentará em cima do muro tal como fez na eleição da Uem? Reitor e vice foram eleitos. E aí? Que belo exemplo, como professora, deu a seus alunos e ex-alunos, nao?
Podemos discordar das candidaturas que se colocam à escolha em outubro, mas temos que interferir nesse processo e optar.
Neutralidade e omissão é irresponsabilidade!

Marcia da Má-ringa

***********************************************
COMENTÁRIO:
Cara Márcia,

Você há de convir que na DEMOCRACIA podemos fazer, votar em quem acharmos mais convincente. Quem é você para querer que aceitemos sua vontade sobre nós? Quem lhe dá tamanho poder? Você é o REI dessas paragem? Veja que lhe devolvo questões muito profundas. Você não pode intervir em nosso cérebro só porque você quer. Se você pensa que sua opção é a melhor, defenda-a com argumentos racionais. Dizer que um é tucano, ou que outro é irresponsável não é argumentar, é apedrejar. Sacou? Entendeu o que é democracia? Diga-me: vc não fica envergonhada de votar no Lula quando ele aparece com o Sarney? Quando vem ao Paraná e lambe as mãos do Osmar? Quando abraça a Roseane, filha do Sarney e faz alianças espúrias? EU FICO. Imagino-me nas ruas em greve (como já fiz nesses últimos 35 anos de minha vida sendo lançada aos bois como sarney, Collor, Lerner, FHC) ... e três décadas depois, euzinha nas ruas agitando bandeirinhas e fazendo carreatas com esse pessoal. CRUZ, credo! Afe Maria, xô....Eu abraço os meus princípios: não roubar, não dar as mãos para qualquer um que já me ferrou antes. Nossa, vc não é capaz de imaginar que nojo eu sentiria de mim se fizesse essa grande porcalhagem política.
*****
É claro que lhe entendo. Você parte da noção que os tucanos são de direita, privatistas etc etc etc. E por isso o PT é melhor. Mas, você em sua lógica (que esconde) não diz nada sobre as santas alianças dos petistas. Sarney, Collor, Osmar, coisa e tal. Por que vc não pensa nisso? Para mim os dois partidos são irmãos.
*******
Quanto à eleição para a reitoria da Universidade Estadual de Maringá. Não sei donde você fala, mas as chapas eram diferentes? Em quê? Querida, não posso lhe contar coisas aqui no Blog porque os processos rolam a solta na UEM. Infelizmente, você pensa que minha posição é de neutralidade. Não é. Não meto as mãos na bosta só porque dois lados que disputam um cargo e não debatem problemas terríveis na Universidade. Votar nulo não é neutralidade. Pode ser denúncia. Pode ser que eu esteja sofrendo retaliações políticas. Pode ser que não goste de machistas. EU TENHO TODO O DIREITO DE MANTER minha convicção. É direito, viu. Ainda bem que não estou no Irã onde, por qualquer coisa, as mulheres são apedrejadas. Hoje admiro mais quem toma a posição de "neutralidade" ...
Neutras, para mim, são as pessoas que ficam quietinhas, falam baixinho, dão tapinhas nas suas costas, lhe dão conselhos de papai e mamãe, prometem-lhe cargos, que escondem denúncias em gavetas.... Neutras são as pessoas que ocultam os seus e os problemas dos outros. Aquelas que em público ficam quietas, mas em suas costas dão as mãos à corrupção.
**********************************
Uma frase me soa e escrevo para você (adaptação de Sartre): Não voto em quem me tiraniza! Não sou bajuladora de tiranos. Simples assim.
Outra frase boa para você entender (se é que vc quer isso): A ingenuidade é uma forma de insanidade. Grahan Greene ( do livro O Americano tranquilo).