quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Enviado por Paulo Araújo...

Maria Adelaide Amaral solta o verbo contra censura em entrevista a respeito da novela Ti-TI-TI remake. O original de 1985 é de autoria de Cassiano Gabus Mendes.Na entrevista, o jornalista pergunta sobre eventualidade de um remake de um outro texto de Gabus Mendes, “Que Rei Sou Eu?”. Essa telenovela foi exibida em 1989 e escrita por Cassiano Gabus Mendes e Luís Carlos Fusco. A ação é passada no ano de 1786, três anos antes da Revolução Francesa. Após a morte do rei Petrus II, o trono do reino de Avilan é assumido pela rainha Valentine, uma histérica que não estava preparada para o governo. No entanto, em seu testamento, o falecido rei revela haver deixado um filho bastardo, que teve com a camponesa Maria Fromet, e seria o herdeiro do trono. Na ausência do sucessor do trono, os conselheiros reais coroam o mendigo Pichot, como se fosse o verdadeiro filho de Petrus II. A armação é obra do misterioso Ravengar, o feiticeiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Que_Rei_Sou_Eu%3F

Na entrevista, Maria Adelaide diz que adoraria fazer o remake, mas alerta para uma inviabilidade que sequer seria imaginada em 1989: “Não dá mais [...] não temos situação política para isso [...]. Uma coisa que eu poderia falar há dez anos atrás livremente, dar os nomes aos bois, hoje em dia eu tenho medo de falar.” Dica do blog Mosca Azul, com link para o áudio da entrevista

http://moscaazul.wordpress.com/2010/08/24/mais-um-relato-sobre-a-censura-dos-cinicos/