segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Blog Nos dias de Hoje.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Memórias na pele















Vida e morte. Duas faces de uma mesma moeda que o Coletivo Transfugas decidiu banhar com as águas das memórias dos espectadores na bela peça "In Memoriam", em cartaz na Vila Maria Zélia, Zona Leste de São Paulo, até 3 de outubro.

Orientados por Paulo Celestino, membro do aclamado Grupo XIX de Teatro, os membros do Coletivo buscaram inspiração no filme japonês "Depois da Vida" para guiar o seleto público de vinte pessoas durante uma viagem de noventa minutos em suas próprias histórias de vida. Uma espécie de jogo de espelho com os atores, cujo resultado é a experiência da memória cravada na pele de todos os participantes.

Coincidentemente, "In Memoriam" remete a outra obra cinematográfica japonesa chamada "A Partida", que também aborda o tema "morte" de forma singela e poética. Também por capricho do destino, a música tem papel importante em ambas as produções.

Se no trabalho apresentado aos sábados e domingos na Vila Maria Zélia, Zona Leste de São Paulo, as canções apontam para uma representação na qual a morte pode ser entendida como um rito de passagem e portanto, a despeito de qualquer dor, também pode (e deve) ser celebrada, no filme japonês o afastamento involuntário do mundo da música faz com que o personagem principal transporte a leveza da música ao mundo da morte.

"In Memoriam" utiliza de forma inteligente os espaços da Vila Maria Zélia como catalizadores para o despertar das lembranças da "platéia" por meio de referências universais que transformam a audiência de cada apresentação em cúmplice dos doze atores pesquisadores do Coletivo Transfugas. É o Grupo XIX de Teatro fazendo escola.

"In Memoriam"
Concepção e Interpretação: Coletivo Transfugas
Direção: Paulo Celestino
Coletivo Transfugas: Aryane Bueno Mattossinho, Flávio Drummond, Fernanda Perez, Mayana Neiva, Michelle Gonçalves, Olga Torres, Pedro Ponta, Raquel Fernandes, Rodrigo Vieira, Sol Faganello, Victor Lucena
Sábados e Domingos - 16h - (em caso de chuva, não há espetáculo)

Duração: 90 minutos
Local: Vila Maria Zélia - Sede do Grupo XIX de Teatro
Rau dos Prazeres, 362, esquina com a rua Cachoeira, Belém, SP
Telefone: 11-2081-4647
Lotação: 20 lugares
Não há reservas. Chegar com 40 minutos de antecedência.
Ingressos: Pague quanto quiser
Estacionamento gratuito