terça-feira, 27 de julho de 2010

It´s about nothing.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sly e o Brasil

"Lá você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem 'obrigado!' E aqui está um macaco para você levar para casa”.

Esta declaração foi dada pelo ator Sylvester Stallone na Comic Con 2010 quando perguntado do que achou em filmar “Mercenários” no Brasil. Em primeiro lugar foi uma piada de Stallone e convenhamos, Stallone nunca foi um dos mais articulados atores de Hollywood.
Claro que a reação geral da “nação” ultrajada foi uma saraivada de críticas a Stallone e seus filmes. Mas estaria Stallone errado em sua impressão, mesmo em se tratando de uma piada. Há três anos venho dizendo isto neste blog, não desta maneira (creio que de uma maneira mais articulada). Stallone esteve durante alguns meses no Brasil, eu vivo aqui. Estamos em um país onde se mata por nada, onde trânsito é uma guerra (ontem quase um ônibus, ao trocar de faixa e entrar na contramão para desviar de um caminhão baú, colidiu na frente do meu carro, tive que jogar o carro na calçada para evitar o choque, com certeza se a colisão ocorresse morreria na hora.) onde imprudências como estas custam vidas, desde motoristas que não respeitam sinais de trânsito e entram em túneis interditados, a jovens desmiolados que andam de skate de madrugada em tuneis interditados.
O único exagero na frase foi a história do macaco, o resto ocorre diariamente, pagamos inúmeros impostos, muitos e pesados, para corrermos para nossa imolação como ovelhas em um altar pagão no trânsito e nas ruas, tudo sob o olhar leniente do Estado e ainda dizemos obrigado, sem exigirmos nossos direitos. Então ele está certo, somos explodidos diariamente e dizemos obrigado em troca. Obrigado pela ineficiência policial, pelas leis que não se aplicam, pelos juízes arrogantes e incompetentes que não cumprem as leis, pela corrupção generalizada e pelas vidas ceifadas de forma estúpida.
Sylvester Stallone está sendo malhado, juntamente com seus filmes. Saudades dos filmes de ação com Stallone (os bons como Rambo I e Rocky I) hoje estes mesmos que reclamam do filme de Stallone correm para assistir as porcarias estreladas por Angelina Jolie.
Até alguém não muito brilhante como Sylvester Stallone percebeu a situação no Brasil nos poucos meses em que esteve por aqui, entretanto muitos daqueles que o ofendem com o “orgulho nacional” ferido ainda não.

Só me resta falar uma coisa para eles: Adrian!