quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cara Marta Bellini: "nós éramos os leopardos, os leões, agora chegaram as hienas" (O Gatopardo)...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Leoninos

Agosto, mês do cachorro louco. Mês dos leoninos. Minhas irmãs (três, Marilza, Teresa e Maria Helena) diziam que eu era do mês do cachorro louco. Provocação. Eu sabia que era de leão. rau! Rau! rau! Filha mais velha, primogênita (predileta do avô Joaquim). Nasci com pai e mãe (não se assustem, há muitas crianças que nascem sós). Ambos com 24 anos. No século passado era assim. Fui adotada pelo meu avô Joaquim. Grande avô. Quando eu nasci ele disse para minha avó Benedita: "A Rosinha teve uma filha linda. A mais bonita que eu já vi". Minha mãe era a dileta de meu avô. Ela me contou. Eu me lembro do avô Joaquim pela serenidade. Cada vez que me visitava em Porto Ferreira (morava em Descalvado, terra em que morou também Ligia Fagundes Telles, segundo o Drumond), ele levava uma caneca de presente; levava jaboticabas em uma cesta feita a mão. Na pequena cozinha de minha mãe ele fazia bolinha de pão para eu comer. Tirava o miolo e fazia bolinhas. Paciência de Jó. Morreu aos 62 anos com câncer de estômago. Eu tinha 6 anos. E nunca mais tive um companheiro daqueles. Voltei para a casa de minha mãe. Cheia de irmãos (o povo irmão, me desculpem!). Sem Joaquim. Sem caneca, sem jaboticaba. Mas, leonino não desiste. Fui à luta. Encontrei muitos joaquins e joaquinas na vida. Viver é bom.
Hoje o querido Santiago me ligou. Convite: aniversário dia 14 de agosto! Uau! Santiago! bem-vindo ao Clube do cachorro louco! Fundado em 1955.
Há mais um amigo (ainda virtual) que nasceu em agosto: o SOLDA. 22 de agosto, quase virgem.
Viva agosto
A-gosto
Com gosto
Vivemos
A encher o saco dos outros.
E leonino que é bom mesmo, penteia a juba, faz franja nos pelos. Dorme o sono dos justos. Não ataca senão quando necessário. Gosta de paz. Leoninos fêmeas detestam machistas. Por isso, brigam muito com chimpanzés, conhecidos por seus ataques às fêmeas. Gostam mais dos bonobos. Os BOM-nobos são primatas civilizados. heheheeh. Taí, quem trabalha em zoológico dos espíritos (frase do hegel que aprendi com Roberto Romano) acredita em signos. E não me venham com discursos científicos. Estou falando de mitos. MITOS! OK, galera!?