quinta-feira, 10 de junho de 2010

Helio Fernandes, Tribuna da Imprensa.

quinta-feira, 10 de junho de 2010 | 16:04

Expulsa da Fifa em 1976, em pleno Apartheid, a África do Sul é agora a grande atração do mundo do futebol, durante 30 dias

Mandela ainda preso, o Apartheid revoltando o mundo, o presidente da Federação de Futebol da África do Sul, procurou o presidente da Fifa, João Havelange. Ia começar a Copa da África, ele disse a Havelange: “Presidente, vim lhe dizer que não disputaremos a Copa da África, não jogamos com negros”.

Tranquilo, Havelange perguntou: “Essa é uma decisão da Federação ou é do próprio país, com apoio do presidente da Áfica do Sul?”

O representante do futebol da África do Sul, respondeu: “Falo em nome do país, vou trazer uma declaração do presidente do meu país”. Uma semana depois, voltava com uma declaração escrita do presidente da República, “apoiando a exclusão da África do Sul da Copa da África”.

***

PS – Havelange leu a carta, disse para o representante: “É um direito dos senhores. Mas quem não joga com negros também não joga com brancos. O senhor receberá imediatamente um ofício, comunicando que a África do Sul está expulsa da Fifa”.

PS2 – Foi o mais tremendo golpe no Apartheid.

PS3 – Agora, 34 anos passados, a África do Sul faz a festa da abertura da Copa do Mundo, que na verdade começa amanhã, com dois jogos. A própria África do Sul contra o México, França enfrenta o Uruguai. É bom lembrar esses fatos, para comprovar a importância do esporte na vida dos países, e referendar os que têm coragem.

PS4 – Durante o último ano, e na verdade tendo início com a libertação de Mandela e sua invulgar e brilhante atuação como presidente, brancos e negros se aproximam cada vez mais. Ainda há um longo caminho para percorrer, mas será percorrido. Principalmente em competições esportivas.

quinta-feira, 10 de junho de 2010 | 11:35

Agora vamos pagar 200 BILHÕES de reais de juros por ano. Nas contas do governo. nas minhas, muito mais.

Já se sabia que os juros iriam aumentar duas vezes antes da eleições, e em ambas, 0,75% de cada vez. E como o governo não falha, cumpriu a traição que anunciara. Portanto, ultrapassamos os 10 por cento desse juro, imposto pelo FMI e o “Consenso de Washington”.

E se antes de Meirelles, os juros subiam sempre, (com FHC chegando a 44 por cento), é quase inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro, agora com Meirelles navegando em mar alto. Não há como escapar do pagamento, que na verdade é AMORTIZAÇÃO.

***

PS – Se fosse pagamento, um dia chegaria ao fim. Mas como é AMORTIZAÇÃO, cada vez sobe mais. Quando estava perto de 9 por cento, já era o juro mais alto do mundo. Agora que já deixou 10 por cento para trás, é um total incomparável.

PS2 – E há mais e muito mais grave. O juro não sobe apenas tecnicamente ou percentualmente. Sobe porque não podemos “honrar” o pagamento do total.

PS3 – O próprio governo diz sem constrangimento, vergonhosamente: “Pagamos os juros com o que economizamos”. Como declaram que “economizam” no máximo 90 BILHÕES por ano e agora terão que pagar 200 BILHÕES, façam os cálculos e vejam o ritmo de crescimento da “dívida’.

PS4 – Nenhum órgão de comunicação (tenha o nome que tiver) fala ou trata dessa DÍVIDA. E os candidatos, sejam da situação ou da oposição, não se lembram de condenar essa ROUBALHEIRA DO DINHEIRO DO POVO.