terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

It´s about nothing...ABUNAIÔ! ABUNAIÔ! ABUNAIÔ! BANZAI, BANZAI. QUE GENTE....

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para quê serve a câmara de vereadores mesmo?

Ah, Campinas...

“A Câmara de Campinas aprovou ontem (22/2) à noite, por unanimidade, projeto de lei que cria o Dia do Samurai no calendário oficial do município. Se for sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), a proposta — de autoria do vereador Paulo Oya (PDT) — fará os campineiros reverenciarem os antigos guerreiros japoneses todo dia 24 de abril. Mas não consta, na história, que Campinas teve qualquer relação com os samurais, que reinaram durante oito séculos no Japão, a não ser com a arte das espadas praticada por eles e ensinada em algumas escolas de artes marciais da cidade.”

Trecho do Jornal Correio Popular de Campinas.

Nada contra os samurais, mas por mais que seja um entusiasta, admirador e praticante de artes marciais japonesas e da arte samuraica, tenha dó! Enquanto os vereadores da cidade perdem seu tempo com projetos esdrúxulos a cidade mergulha no caos. Campinas está abandonada por seus prefeitos (e vereadores) desde 1996. A infraestrutura da cidade é precária. Há um amontoado de terrenos baldios, ruas esburacadas e muito mal cuidadas, sujeira, pichações e as praças e parques públicos abandonados. Basta uma volta na cidade para ver a altura do mato nas praças e canteiros. A tradicional Caravela da Lagoa do Taquaral está jogada ao lado da lagoa apodrecendo, no teatro da cidade – Castro Mendes – pedaços do teto já caíram três vezes na cabeça de atores durante peças.

Uma loba guará fêmea fugiu do Bosque dos Jequitibás e nunca mais foi encontrada, os parques e bosques são refúgios de bandidos, drogados e usados para a prostituição em plena luz do dia. O prefeito – em seu segundo mandato – é a figura mais ausente da cidade, só se fala de Dr. Hélio quando se notícia que ele comprou mais um hospital na cidade. Já é dono de três: Samaritano, Madre Theodora e Santa Edwiges. Todos comprados depois de assumir o cargo.

O mais triste é que a idéia sequer é original. O dia do Samurai é data oficial (24 de abril) já nas cidades de São Paulo (com algum sentido já que a cidade concentra o maior número de descendentes de japoneses fora do Japão), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Brasília e é data oficial em todo estado do Paraná (que também concentra uma forte colônia de descendentes de japoneses).

Nem mesmo Myamoto Musashi, Juubei Kibagana, Yamamoto Tsunetomo e outros samurais conseguiriam acabar com o Shogunato incompetente e corrupto instalado em Campinas.

Quem sabe neste dia, ao menos, katanas sejam usadas para podar o enorme mato que cobre a cidade...