sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

It´s about nothing. Caro Otterco: não concordo. Os tres "P" valem ainda, e como valem!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ao menos o Arruda vai para o xilindró...

Se começar este texto dizendo o quanto estou decepcionado e preocupado com a sociedade brasileira, estarei sendo repetitivo. Afinal, este blog é para descarregar as agressões constantes contra todos os valores que prezo e que hoje estão cada vez mais mortos em nossa sociedade.
A agressividade – em todas as suas facetas – é uma marca do povo brasileiro. Não sou daqueles que entoam o mantra de “povo gentil, alegre e...” (bullshit and more bullshits). Vivo neste país e vejo cotidianamente que a realidade é outra. A violência abrange desde crimes até atos considerados inofensivos (mas que dizem muito sobre nossa sociedade) como alguém cortar lugar na fila, jogar o carro na frente de outro, para ganhar alguns metros, em engarrafamentos, pichações, lixo atirado na rua e outras “pequenas” ações que não passam de agressões puras e simples.
Campinas está descambando para a barbárie, principalmente no trânsito, creio que a cidade concentre o maior número de péssimos motoristas (que desconhecem as leis básicas de trânsito) que são egoístas, mal educados, arrogantes, agressivos e “espertalhões” sempre buscando as tais “vantagens”
Na última quarta-feira (10/02/10) um motorista de ônibus, após dar uma fechada em um carro (coisa mais comum na cidade, motoristas de ônibus dirigem como animais jogando seus ônibus sobre todos os carros, não por acaso são os líderes de atropelamento na cidade) atropelou um motorista e arrancou a sua perna esquerda, subiu na calçada e fugiu. O motorista que levou a fechada resolveu “tirar satisfações” com o motorista de ônibus pelo fato (um erro, sem dúvida – não poderia resultar em coisa boa) e como argumento recebeu um ônibus sobre sua perna.
O mais grave da história é que o motorista do ônibus não foi preso (e não teve o seu nome e sequer o nome da empresa que trabalha divulgados) e está sendo protegido tanto pela empresa, quanto pela Associações das Empresas Transporte Coletivo de Campinas e pela Transurc (Empresa Municipal de Transporte). A empresa e a justiça dizem que não tomaram providência alguma contra o motorista, pois não existem “provas” (várias testemunhas e a placa e número do ônibus anotados. Sem mencionar o homem com a perna amputada e internado em estado grave no hospital).
Já o motorista alega “legitima defesa”, pois sendo ameaçado de morte. Oras, jogar um ônibus de quase 8 toneladas sobre uma pessoa é realmente uma defesa e tanto. Se tívessemos leis, juízes e delegados seria uma tentativa de homícidio.
Há uma máxima no Brasil que diz: “Cadeia foi feita para negros, pobres e prostitutas”. Não é mais verdade, não afirmo isto pela prisão de Arruda, mas pela impunidade instaurada no Brasil. Hoje qualquer pessoa pode se livrar facilmente da cadeia. A mensagem que a justiça e a sociedade brasileira passam é: O crime compensa e a impunidade é para todos.
De fato a impunidade que antes era exclusiva da classe política se alastrou para todos os segmentos da sociedade e decisões influenciadas por matizes ideológicas ou por pressão na justiça estão passando a impressão de que tudo pode e as leis não passam de simples alegorias.
Ao menos Arruda foi para a cadeia, agora resta saber por quanto tempo, para poder comemorar o fato.

PS: O "brilhante" secretário municipal de transportes fez as tais "melhorias" no trânsito da cidade para beneficiar e incentivar o uso de transporte público. Além da péssima qualidade, atrasos e horários esdrúxulos a chance de você ter um psicopata no volante são enormes.